A massificação dos serviços de streaming, jogos online e, principalmente, do trabalho remoto, tornaram uma conexão rápida de internet mais do que um artigo de luxo ou conforto, mas uma necessidade. Com isso, os serviços de banda larga se tornaram mais populares, com pacotes de internet com velocidade maior por preços menores. Porém, é necessário saber se o que foi comprado está sendo entregue.

Leia mais:

publicidade

Aliadas importantes para esse tipo de checagem são as ferramentas para medir a velocidade de conexão de internet, os famosos speedtests. Essas ferramentas estão disponíveis em profusão na internet e, na maior parte dos casos, são bastante confiáveis. Sua função é simples, medir a velocidade de download e upload de uma conexão de internet fixa ou móvel. Conheça aqui as cinco melhores.

Ookla Speedtest

O Ookla Speedtest é o top of mind quando se trata de ferramentas para medir a velocidade da internet. Estima-se que tenham sido realizados nada menos do que 35 bilhões de testes entre 2006, quando a ferramenta foi disponibilizada, e 2021. O Ookla Speedtest está disponível para acesso via navegadores web e também tem aplicativos para dispositivos iOS e Android.

publicidade

nPerf

Assim como o Ookla, o nPerf também é uma ferramenta de teste de conexão gratuita e muito fácil de utilizar. A medição também pode ser feita online, por meio de um navegador web, assim como por aplicativos para smartphones que podem ser baixados na App Store, da Apple, e na Play Store, do Google. O teste leva cerca de 30 segundos e exibe as velocidades de download, upload e latência.

Página inicial do Google

(Página inicial do Google também permite medir a velocidade da internet. Imagem: Reprodução/Google)

Não é todo mundo que sabe, mas a página inicial do Google permite medir a velocidade da internet. O processo também funciona para computadores e para celulares e é bem fácil de fazer, basta abrir a página do Google e digitar “teste de velocidade” na barra de pesquisa. Depois disso, é só clicar em “Executar teste de velocidade”, uma nova janela será aberta e exibirá as velocidades de download e upload.

publicidade

Minha Conexão

Vamos falar de uma ferramenta brasileira? O speedtest da Minha Conexão traz algumas funcionalidades interessantes que não são encontradas em outras ferramentas. Além das taxas de download, upload e da latência, que é o tempo que leva para os dados serem enviados da internet para o seu dispositivo, o site também faz um comparativo entre a conexão média da sua cidade e a sua.

Fast

Ferramenta de teste de conexão foi desenvolvida e é disponibilizada pela Netflix. Imagem: Fast Speedtest/Reprodução

Assim como o Google, a Netflix é outra gigante que disponibiliza uma ferramenta speedtest própria. O acesso ao Fast é bem simples, e ao entrar no site, a verificação é realizada instantaneamente. Para saber as taxas de download, upload e latência, é necessário clicar na opção “mais informações”, onde também são exibidos dados sobre o provedor de internet e a localização do servidor.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!