O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontou em uma carta lida nesta quarta-feira (22) na conferência “Internet for Trust”, realizada pela Unesco, que as redes sociais e plataformas digitais trazem riscos à democracia, convivência e saúde pública. 

Para Lula, apesar dos benefícios das plataformas, cabe a comunidade internacional encontrar uma maneira de regular e cuidar desse “ambiente digital”.

publicidade
  • A conferência começa hoje em Paris, na França, na sede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
  • O principal tema de discussão este ano é: como empresas, países e organizações podem atuar juntos para regular às redes sociais e demais plataformas.
  • O texto do presidente também deixa claro que os benefícios gerados por essas plataformas, tanto para a economia como para a sociedade “estão distribuídos de maneira desproporcional”, contribuindo para o aumento da desigualdade social.

“O ambiente digital acarretou a concentração de mercado e de poder nas mãos de poucas empresas e países”, disse Lula no documento. “Trouxe, também, riscos à democracia. Riscos à convivência civilizada entre as pessoas. Riscos à saúde pública”, complementou.

O presidente cita como exemplos de riscos a avalanche de fake news disseminada durante a pandemia e, mais recentemente, a desinformação espalhada sobre os ataques terroristas do dia 8 de janeiro em Brasília.

publicidade

Leia mais:

Mais especificamente sobre a regulamentação das redes, algo que já está sendo discutido pelo governo, Lula afirma que é preciso assegurar a liberdade de expressão, no entanto, também é fundamental que a sociedade também tenha o direito de receber informações mais confiáveis na internet.

publicidade

A regulação deverá garantir o exercício de direitos individuais e coletivos. Deverá corrigir as distorções de um modelo de negócios que gera lucros explorando os dados pessoais dos usuários.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em carta enviada à Unesco

O documento completo foi disponibilizada no Twitter e também no gov.br.

Imagem principal: Wagner Vilas/Shutterstock

publicidade

Com informações do Correio Braziliense

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!