Pesquisadores do Google publicaram uma pesquisa na revista Nature informando um importante passo para a construção de computadores quânticos funcionais.

De acordo com a pesquisa “Suprimindo erros quânticos escalando um qubit lógico de código de superfície”, os físicos da empresa conseguiram reduzir a taxa de erro dos cálculos, o que permite aumentar o código quântico de computadores. O qubit é o bit quântico e você pode entender como ele funciona clicando aqui.

Por que é importante?

• A descoberta acompanha a “vantagem quântica” descoberta em um experimento, que possibilitou realizar um cálculo que levaria milhares de anos em um computador comum;
  • Na pesquisa de 2019, os pesquisadores do Google disseram que o seu computador quântico, Sycamore, realizou uma tarefa complexa em 200 segundos, algo que um computador tradicional levaria cerca de 10.000 anos;
  • O estudo recente demonstrou que são necessários mais qubits trabalhando para diminuir a taxa de erros lógicos e alcançar uma computação quântica eficaz.

De acordo com Hartmut Nevan, um dos autores da pesquisa, a equipe do Google Quantum AI pretende construir uma máquina de um milhão de qubits para a realização desse projeto, sendo essencial utilizar a “correção quântica de erros”.

Ele explica que quanto mais qubits utilizados, maiores são as chances de acontecer um erro. Mas se todos os componentes dessa operação tiverem taxas de erro menores, “a mágica da correção quântica de erros entra em ação”.

Conforme relata o The Independent, os pesquisadores construíram um processador quântico com 72 qubits e o testaram com dois códigos de superfície: um com 49 qubits físicos e outro menor com 17 qubits físicos.

A partir disso, eles descobriram que o código de superfície de 49 qubits físicos teve uma taxa de erros menor que a de 17 qubits físicos.

Por isso, os pesquisadores descrevem a recente descoberta como um “ponto de equilíbrio” entre a redução da taxa de erros com o aumento dos sistemas quânticos.

“O que mostramos aqui pela primeira vez é um sistema implementando correção de erros. Ele é bom e grande o suficiente para mostrar que o erro lógico é reduzido à medida que a escala de correção de erros aumenta”.

Com informações de The Independent e The Register.