A Comissão Europeia acaba de proibir funcionários e executivos de usar o aplicativo do TikTok em dispositivos corporativos a partir do dia 15 de março. A decisão foi comunicada por e-mail na manhã desta quinta-feira (23).
Dispositivos pessoais que possuem qualquer aplicativo relacionados ao trabalho, como uma conta de e-mail profissional, por exemplo, também estão proibidos de instalar o TikTok, informa a diretoria corporativa da comissão.
Leia mais:
- Como bloquear e desbloquear um contato no WhatsApp
- TikTok anuncia data centers na Europa em meio à preocupação com segurança
- TikTok é a rede social que as crianças mais passam tempo diariamente
O que motivou a decisão?
Vale lembrar que legisladores e autoridades dos EUA e Europa já expressaram em algumas oportunidades preocupações de que o governo chinês possa “forçar” o TikTok a coletar e fornecer dados sobre seus usuários.
- A medida, segundo o comunicado oficial, visa proteger a comissão contra possíveis ameaças que possam ser exploradas para ataques cibernéticos e também evitar possíveis vazamentos de dados confidenciais.
- Até a data referida, todos terão que apagar o TikTok dos seus celulares de trabalho.
- A mudança afetará milhares de pessoas que trabalham no principal órgão executivo da União Europeia.
Órgãos federais dos Estados Unidos também baniram o uso do TikTok em aparelhos corporativos. Na Europa, parlamentares holandeses também já estavam propondo algo semelhante.
O que diz o TikTok
Um porta-voz da rede social disse que a proibição da Comissão Europeia foi uma decisão “equivocada”. O próprio TikTok teria entrado em contato com a comissão para explicar como proteger os dados dos usuários europeus. A rede social “continua melhorando suas práticas de segurança e proteção”, acrescentou o porta-voz.
Imagem principal: Siker Stock/Shutterstock
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!