Após anos de negociações e avaliações de risco, a Netflix está se preparando para finalmente abrir um escritório no Vietnã, segundo informou a Reuters. O empreendimento no local pode tornar o streaming a primeira grande empresa de tecnologia dos Estados Unidos com presença direta no país do Sudeste Asiático. 

  • Vietnã tem 100 milhões de habitantes, sendo considerado um local com rápido crescimento; 
  • A região é vista cada vez mais como potencialmente lucrativa, apesar de suas rígidas regras de internet; 
  • O negócio é confidencial e está no início do planejamento, mas pode ser anunciado até o fim de 2023. 

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Questionada pela Reuters, a Netflix se recusou a comentar os planos para o novo escritório, visto que o negócio segue confidencialmente. A empresa está no estágio inicial de planejamento da entidade local no Vietnã após concluir uma avaliação no final de 2022 que estudou riscos políticos e de segurança de operar uma subsidiária na região.  

Uma previsão indica abertura até o final de 2023, contudo, devido a processos regulatórios complexos, pode ser que leve um pouco mais de tempo. 

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Netflix
Imagem: Crédito editorial: Vantage_DS / Shutterstock.com

Essa não é a primeira vez que uma notícia sobre o plano da Netflix de ter um escritório no Vietnã vem à tona. No final de 2022, o streaming sinalizou para o projeto durante uma reunião com o vice-presidente de estratégia de negócios da empresa na Ásia, de acordo com um comunicado publicado no site do Ministério de Planejamento e Investimento. 

Por que um escritório no Vietnã? 

Além de ser uma região em ascensão, se tornando uma das mais importantes para as big techs, autoridades vietnamitas anunciaram um novo decreto, em vigor desde janeiro, exigindo que os provedores de serviços de vídeo sob demanda obtenham licenças do governo para operar, o que exigiria o estabelecimento de um escritório local. 

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Uma lei de segurança cibernética de 2018 também estabelece que todas as empresas estrangeiras que obtêm renda de atividades online no Vietnã abram um escritório local — apenas o TikTok cumpriu até agora. 

O Vietnã é um dos 10 principais mercados globais para várias mídias sociais. No entanto, conforme seu crescimento traz cada vez mais confiança no poder de consumo — tanto para empresas como para autoridades — reguladores do país começam a aumentar a pressão sobre empresas de tecnologia para cumprir as regras. 

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O Facebook, por exemplo, quase foi fechado na região em 2020 por conteúdo político na plataforma. Em 2022, um novo regulamento implementou que empresas de mídia social devem remover em 24 horas o que as autoridades considerarem como conteúdo falso. 

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