Como a população mundial continua a se expandir (chegamos a 8 bilhões de pessoas em novembro do ano passado), há uma pressão cada vez maior sobre as terras agrícolas para produzir não apenas mais alimentos, mas também energia limpa.

Em lugares como Yakima, Washington, criou-se uma competição por espaço, à medida que em os painéis solares famintos por terra devoram os campos disponíveis. No mês passado, o Conselho de Avaliação de Locais de Instalações de Energia do estado de Washington aprovou planos para cobrir 687 hectares de terras agrícolas com painéis fotovoltaicos (PV), descartando a moratória do condado sobre projetos solares e alimentando as preocupações da comunidade sobre os impactos de longo prazo da perda de terras agrícolas.

publicidade

Leia mais:

Um estudo recente da Universidade da Califórnia, em Davis, no entanto, mostra como os agricultores podem em breve ser capazes de produzir e gerar energia juntos, em um terreno comum. Os pesquisadores concluíram que as bandas dentro do espectro de luz visível podem ser filtradas e usadas separadamente – ondas de luz azul para gerar energia solar e ondas de luz vermelha para cultivar frutas e vegetais. Assim, as terras agrícolas são aproveitadas ao máximo, ao mesmo tempo em que se reduz o estresse térmico e o desperdício de colheita. Em linhas gerais, a tecnologia ajudará tanto a utilização eficaz de energia quanto a maximização da produção.

publicidade

Filtros solares emitem uma luz azul sobre plantas de tomate crescendo em um campo de pesquisa na UC Davis. (Andre Daccache/UC Davis)

Por que [a agricultura] tem que ser um jogo de soma zero se podemos otimizar a terra para ambos? [Ao maximizar o espectro solar] estamos otimizando um recurso infinitamente sustentável. Se entrar em ação uma tecnologia que possa desenvolver esses painéis, então o céu é o limite de como podemos ser otimizados.

Majdi Abou Najm, professor associado do Departamento de Terra, Ar e Recursos Hídricos da UC Davis e membro do Institute of the Environment, coautor do artigo.

Para nossa Agricultura, o céu já é o limite!!!!

Imagem destacada: Andre Daccache/UC Davis

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!