Demissões no Twitter: Elon Musk promete prêmio a funcionários que ficaram

Elon Musk prometeu prêmios em ações aos funcionários do Twitter que sobreviverem aos cortes empregados pela companhia
Por Ana Luiza Figueiredo, editado por Bruno Capozzi 27/02/2023 16h55, atualizada em 27/02/2023 17h36
twitter
Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Elon Musk enviou um e-mail a seus funcionários remanescentes no Twitter na manhã de segunda-feira (27) para dizer a eles que, após outra rodada de demissões repentinas no fim de semana, os que sobrarem vão receber prêmios de ações “muito significativos” com base em seus desempenhos.

  • Após mais uma rodada de demissões, Elon Musk prometeu recompensar os funcionários restantes no Twitter com prêmios em ações
  • A informação foi compartilhada em um memorando interno
  • Ainda não se sabe como serão as compensações em ação para os funcionários
  • Elon Musk já citou o sistema usado pela SpaceX, mas a desvalorização das ações do Twitter pode não favorecer este modelo

A informação foi compartilhada em um memorando interno, a que o The Verge obteve acesso. “Na semana passada, concluímos uma difícil revisão organizacional focada em melhorar a execução futura, usando o máximo de feedback que pudemos coletar de toda a empresa”, escreveu Musk. “Aqueles que permanecem são altamente considerados por aqueles ao seu redor.”

Leia mais:

Intitulado “Prêmios de Desempenho”, o memorando é a primeira comunicação de Musk aos funcionários da rede social desde que ele demitiu centenas deles, incluindo vários legalistas seniores e quase toda a equipe de produtos sem qualquer aviso no fim de semana.

Depois de várias rodadas de cortes e exigir que os funcionários sejam “extremamente hardcore”, Musk ainda não compartilhou detalhes sobre como compensará os prêmios de ações que desapareceram quando ele adquiriu o Twitter.

Em comentários internos anteriores, ele fez alusão ao sistema que montou na SpaceX para permitir que os funcionários vendam regularmente ações da empresa a investidores interessados. Dada a situação financeira difícil do Twitter em relação à SpaceX, não está claro qual será o apetite por suas ações no curto prazo.

Enquanto isso, Musk tornou difícil para as pessoas que trabalham no Twitter conhecer todo o escopo de seus cortes. O diretório interno da empresa está off-line desde que ele assumiu. Na semana passada, Musk desativou a capacidade dos funcionários de usar o Slack da empresa.

Depois de desligar o Slack, Musk também desativou o Google Chat para e-mails de trabalho sem explicação – uma medida que os funcionários agora acham que visava impedir a comunicação interna durante as demissões.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.