O Brasil pode se tornar o primeiro país a oferecer serviços de internet via Wi-Fi 6E em ambientes externos (ou Wi-Fi outdoor). Para isso, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, anunciou na MWC 2023 que planeja acelerar a liberação da faixa de 6.000 MHz, imprescindível para a tecnologia funcionar.

  • Mesmo sob pressão do setor de telefonia móvel, a Anatel optou por destinar a banda de 6 GHz para Wi-Fi no ano passado, assim como aconteceu nos Estados Unidos. 
  • Entretanto, a tecnologia só foi liberada para o uso indoor, ou seja, em residências ou prédios empresariais. 
  • A ideia é expandir a cobertura de internet fixa para locais onde a fibra não pode chegar, por exemplo.
  • “Será uma ótima opção para os provedores avançarem com banda larga”, disse Basílio Peres, diretor da Abrint, também presente na feira de tecnologia móvel.
  • A consulta pública, segundo o Baigorri, deve acontecer ainda neste semestre. Já a liberação da frequência deve ficar para 2024.

O que é Wi-Fi outdoor?

publicidade

Esse tipo de rede sem fio cobre áreas muito maiores que as convencionais, podendo distribuir sinal de internet por quilômetros por meio de receptores.

Leia mais:

publicidade

Como fica o 5G?

As operadoras não são a favor da ideia. O setor afirma que precisará do mesmo espectro em breve para a expansão do 5G e também para atender a alta demanda por consumo de dados e novas tecnologias. As empresas brasileiras também mostram preocupação com a decisão.

Outro problema é: para ser usado em grande áreas, o Wi-Fi outdoor não pode causar interferência no funcionamento de outros serviços.

publicidade

No fim, é esperado que ainda aconteça um embate caloroso com o setor de telefonia antes da novidade decolar.

Imagem principal: Popovphoto/Shutterstock

publicidade

Com informações do Tele Síntese

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!