O Sistema de Valores a Receber é um serviço criado pelo Banco Central para permitir que brasileiros consultem se há dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira. Em caso positivo, você consegue solicitar o depósito pelo próprio site.

Se você quer apenas saber se há algum valor disponível, acesse este site e informe seu CPF e data de nascimento (pessoa física) ou o CNPJ e a data de abertura da empresa (pessoa jurídica).

Agora, se você deseja consultar em mais detalhes e solicitar o saque, veja o tutorial abaixo. Mas, antes de começar, você precisa criar uma conta Gov.br. Afinal, não é possível realizar o login com seus dados Registrato.

Leia também:

publicidade

Como acesso meus valores a receber – Passo a passo

Tempo necessário: 3 minutos.

Confira as etapas para saber se você ou sua empresa tem dinheiro esquecido.

  1. Acesse o site Valores a Receber, do Banco Central.

    Navegue apenas no site oficial! Tenha cuidado com sites e aplicativos maliciosos que podem tentar acessar seus dados com o golpe phishing.

  2. Faça login com sua conta Gov.br.

    Devido ao sigilo bancário, sua conta Gov.br precisa ser de nível prata ou ouro. Saiba aqui como fazer isso. Para empresas, é necessário vincular sua conta ao CNPJ (não vale vínculo de colaborador).

  3. Acesse o botão “Meus Valores a Receber”.

  4. Leia e aceite o Termo de Ciência.

  5. Revise as informações.

    Na tela, você saberá se tem valor a receber, qual instituição deverá fazer o depósito e a origem do dinheiro.

  6. Solicite o valor

    Se o sistema te oferecer a opção “Solicitar por aqui”, clique no botão e siga as orientações. Você deverá selecionar uma de suas chaves Pix e informar seus dados pessoais. Esse é o único caso em que deverá receber o valor em até 12 dias úteis.

  7. Se não funcionar, entre em contato com o banco.

    Em qualquer outra situação – como não aparecer a opção “Solicitar por aqui” ou as chaves Pix –, você deverá combinar a forma de devolução diretamente com a instituição financeira pelo e-mail ou telefone informado na página.

  8. Salve o comprovante.

    O comprovante contém informações sobre o valor a receber, as solicitações realizadas e o protocolo de solicitação (caso tenha solicitado para receber via Pix).

Com informações do Banco Central.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!