Nesta terça-feira, 28 de fevereiro, a Receita Federal paga R$ 250 milhões para 179.065 contribuintes. O crédito é referente ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de fevereiro (baseado na declaração de 2022, ano-base 2021).

Desse montante, mais de R$ 150 milhões serão destinados a contribuintes prioritários, ou seja, idosos acima de 80 anos; contribuintes entre 60 e 79 anos; com alguma deficiência física/ mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. A lista de não prioritário inclui 131.035 contribuintes.

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O que são lotes residuais e como é realizado o pagamento?

O lote residual é um pagamento feito para aqueles que, por algum motivo, caíram na malha fina, mas conseguiram regularizar as correções a tempo de receber a restituição — segundo a Receita, mais de 1 milhão de brasileiros caíram na malha fina do Imposto de Renda no ano passado.

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O pagamento pode ser depositado por Pix, caso o contribuinte tenha informado uma chave na Declaração de Imposto de Renda, ou cai automaticamente na conta bancária informada.

Confira abaixo como consultar se possui valores a receber. 

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Como consultar?

O contribuinte têm alguns caminhos para efetuar a consulta:

  • O primeiro é pela página da Receita (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br).
  • Na seção ‘Serviços em destaque’, clique em ‘Consultar restituição do imposto de renda’ e ‘Iniciar’ (ou, se preferir, acesse o link para ir direto à página de consulta).
  • Outra forma de maneira é utilizando o aplicativo da Receita Federal, disponível para Android e iOS.

O dinheiro não foi depositado, e agora?

O crédito pode não bater caso a conta informada esteja desativada, por exemplo. Ainda assim, saiba que os valores ficam disponíveis para retirada por um ano no Banco do Brasil (BB). Neste caso, o contribuinte precisa agendar o resgate do dinheiro pelo portal do BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou pela central de atendimento do banco, que atende pelos números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (linha exclusiva para deficientes auditivos).

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Após um ano, o requerimento deve ser feito direto pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal, acessando o caminho ‘Declarações e Demonstrativos’ > ‘Meu Imposto de Renda’ > ‘Solicitar restituição não resgatada na rede bancária’.

Com informações do G1

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