A ferramenta Take It Down, desenvolvida pelo NCMEC (Centro Nacional para Crianças Desaparecidas ou Exploradas), conta com financiamento da Meta e ajudará a derrubar fotos sexualmente explícitas de crianças e adolescentes postadas na internet.

  • O Take It Down é um serviço gratuito que ajuda empresas de tecnologia a remover vídeos ou imagens sexualmente explícitas de menos de 18 anos;
  • A Meta anunciou o financiamento da iniciativa em novembro de 2022. Facebook e Instagram são os fundadores da plataforma;
  • Menores de idade e pais de qualquer país podem usam a ferramenta para derrubar conteúdos inadequados na internet.

Conforme descrito no site, o Take It Down já está disponível e permite que usuários enviem um relatório que pode ajudar a remover conteúdos de nudez ou sexualmente explícito envolvendo menores de 18 anos.

Leia mais:

Para derrubar os conteúdos, a plataforma conta com uma tecnologia que registra um valor de hash, algoritmo matemático para a criptografia em que ocorre uma transformação do dado (como um arquivo, senha ou informações) em um conjunto alfanumérico com comprimento fixo de caracteres. Isso é feito sobre a imagem ou vídeo que está sendo denunciado. A partir desses valores, a ferramenta identifica aquele conteúdo impróprio em sites e aplicativos públicos ou não criptografados.

publicidade

Com isso, não é necessário enviar a foto ou vídeo para a plataforma para que ela faça a detecção e impeça a disseminação. O Take It Down explica que o denunciante precisa ter apenas o conteúdo em seu dispositivo para que valor de hash seja registrado.

Em comunicado, a Meta anunciou que o serviço será integrado ao Facebook e Instagram para denúncia.

A Meta não permite conteúdo ou comportamento que explore jovens, incluindo a postagem de imagens íntimas ou atividades de sextortion. Trabalhamos para evitar esse conteúdo, bem como interações inapropriadas entre jovens e contas suspeitas que tentam tirar vantagem deles. Por exemplo, colocamos os adolescentes nas configurações mais privadas no Facebook e no Instagram, trabalhamos para impedir que adultos suspeitos se conectem com adolescentes nesses aplicativos e educamos os adolescentes sobre os perigos de se envolver com adultos que não conhecem online. Também tornamos mais fácil para as pessoas denunciar conteúdo potencialmente prejudicial, especialmente se envolver uma criança.

Comunicado da Meta

O apoio e implementação da ferramenta nas plataformas da Meta é uma decisão importante e necessária. Como mostramos anteriormente em reportagem do Olhar Digital, hacker brasileiro “Ghost”, derrubou diversos perfis que redirecionavam para vídeos sexualmente explícitos de menores de idade.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!