O setor de telefonia móvel encerrou o mês de janeiro com crescimento em acessos por 5G no Brasil. Segundo os dados da Anatel, a modalidade “standalone” (SA), ou 5G “puro”, obteve crescimento expressivo de 17,8% (3,6 milhões de acessos), enquanto a DSS (uma espécie de 4G turbinado) subiu 0,7% (2,7 milhões de acessos).

Ranking de operadoras

  • A TIM apareceu na ponta, com 1,4 milhão de clientes 5G — o que responde por uma fatia de 39% do mercado nacional.
  • A Vivo, por sua vez, ficou na segunda posição, com 1,1 milhão de assinantes e 31,5% de market share. 
  • A Claro ficou com a medalha de broze em janeiro de 2023, com 1 milhão de clientes, ou 29,6% do mercado.

Já no 5G NSA, que também tem frequência dedicada como o SA, a Claro ficou em primeiro, com 1,6 milhão de acessos e quase 60% de domínio no nicho (59,7%), segundo as informações da Anatel.

publicidade

Somando as duas tecnologias (NSA e SA), a Claro também é a líder, com 2.682.996 acessos e 42,4% de participação; seguida pela Vivo (2.190.902) e a TIM (1.448.381). 

4G continua vivo

A tecnologia 4G ainda não dá sinais de declínio. Apesar de crescer pouco no mês (0.1%), a tecnologia de rede móvel mais antiga ainda aparece com 196 milhões de acessos em janeiro. Até o 3G ainda continua operando em 24,1 milhões de celulares no início de 2023.

Nesse caso, a Vivo ficou com a ponta, com 38,9% de participação e 97,9 milhões de acessos. A Claro, tem 33% de market share no 4G, enquanto A TIM ocupa a terceira posição, com 24,7% de participação.

Leia mais:

iOS 16.4 beta permite testar 5G ‘puro’ no iPhone

Ainda sobre o 5G, uma novidade vai agradar os fãs da Maçã no Brasil. O iOS 16.4 beta, a versão de testes da próxima atualização do sistema do iPhone, inclui o aguardado suporte para a rede 5G stand alone na faixa de 3,5GHz, e mesma usada pela Vivo e TIM.

Os usuários esperam pela novidade desde julho do ano passado, quando a Anatel começou a liberar o sinal da nova tecnologia de rede móvel nas capitais brasileiras.

Imagem principal: rafapress/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!