Múmia de 600 anos é encontrada na mochila de entregador

"Era minha namorada espiritual", justificou o peruano que carregava a múmia consigo durante seu trabalho em entregas
Por Mateus Dias, editado por Bruno Capozzi 02/03/2023 17h55, atualizada em 02/03/2023 18h35
Múmia encontrada no Peru dentro de bolsa térmica (Credito: Ministério da Cultura do Peru)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma múmia que possui entre 600 a 800 anos foi encontrada no Peru. No entanto, o que surpreende é onde ela foi encontrada: em uma bolsa térmica de realizar entregas.

Os restos mortais de um ser humano mumificado estavam em posse de Julio Cesar Bermejo, de 26 anos, um ex-entregador de comidas. A múmia, que estava sendo carregada na mochila, foi apreendida pela polícia peruana. 

Julio Cesar alega que a múmia já estava sob sua posse há pelo menos três décadas e ele havia até dado um nome a ela. Em resposta a mídia local, ele disse que a chamava de “Juanita” e que ela era como sua namorada espiritual.

Em casa, ela fica no meu quarto, dorme comigo. Eu cuido dela

Julio Cesar Bermejo, em vídeo que viralizou nas redes sociais

Leia mais:

Sobre a Múmia

Não se sabe a origem da múmia, mas Bermejo disse que seu pai foi quem levou os restos mortais para casa há mais de 30 anos atrás.

O Ministério da Cultura do Peru apontou que a múmia se trata uma relíquia pré-hispânica e que se trata de um indivíduo masculino adulto, que mumificado com pelo menos 45 anos de idades, presumivelmente da área leste de Puno”, região peruana dos Andes a cerca de 1300 quilômetros da capital Lima.

Segundo um especialista do Ministério da Cultura, a múmia na verdade “não é uma Juanita, é um Juan”

A apreensão dos restos mortais

A múmia foi encontrada enquanto a polícia patrulhava um parque localizado na cidade de Puno, onde Julio Cesar se encontrava com amigos no momento. Ela estava envolta em bandagens e em posição fetal dentro da bolsa.

Questionando sobre o porque a carregava, Julio Cesar disse que seus amigos queriam vê-la, e não que estava tentando vender. O homem ficará detido até que o caso seja investigado.

A múmia agora está em posse do Ministério da Cultura que pretende preservar e proteger o patrimônio.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.