Anvisa aprova nova vacina contra a dengue

O imunizante é indicado para crianças de quatro anos até adultos de 60 anos de idade
Por Bruno Capozzi, editado por Carolina Martins 02/03/2023 23h02, atualizada em 03/03/2023 21h15
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira, uma nova vacina contra a dengue. O imunizante é fabricado pela empresa japonesa Takeda Pharma Ltda. Chamado de Qdenga, ele é composto por quatro tipos do vírus, o que gera uma ampla proteção contra a doença.

Leia mais:

O esquema de vacinação é feito com duas doses em um intervalo de três meses entre elas. A avaliação clínica da vacina apontou que o imunizante tem uma eficácia de 80,2%. De acordo com os estudos, a proteção dura 12 meses após o recebimento das duas doses. A vacina também reduziu hospitalizações em 90%.

A Anvisa diz que o imunizante é indicado para crianças de quatro anos até adultos de 60 anos de idade. Com o registro aprovado, a empresa responsável já pode comercializar o imunizante. O Ministério da Saúde ainda não disse se vai incorporar a dose à rede pública.

Histórico de pesquisas

  • Essa é a primeira vacina contra a dengue aprovada para pessoas que nunca tiveram a doença antes.
  • Em 2015, uma vacina da Sanofi foi aprovada – a DengVaxia.
  • A aplicação, no entanto, é limitada. A bula da Sanofi aponta que ela é indicada para pessoas que já tiveram infecção por algum dos subtipos da dengue – isso porque a DengVaxia pode agravar o quadro de quem contrai e Dengue pela primeira vez. O imunizante se mostrava útil, portanto, para prevenir segundas infecções, que podem ser mais graves na dengue.
  • O Instituto Butantan também está desenvolvendo uma vacina contra a Dengue. Os trabalhos começaram há mais de 10 anos e estão em fase final.
  • Chamada de Butantan-DV, a vacina mostrou eficácia de 79,6%. Os estudos continuam até 2024, quando todos os voluntários terão completado 5 anos de acompanhamento.
  • No caso da Qdenga, em dezembro de 2022, a agência sanitária europeia (European Medicines Agency) autorizou o uso do imunizante no bloco.

Imagem destacada: Imagem: Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Carolina é Publicitária, pós-graduada em Marketing Digital e integrou times de marketing e criação como Embraer e Tecnoblog. Nas horas vagas faz crossfit, corre, joga e come lanches por aí.

Ícone tagsTags: