Quem já precisou pesquisar um travesseiro para comprar, muito provavelmente já viu as opções que estampam o nome Nasa em sua embalagem. Mas será que a agência espacial norte-americana tem mesmo algo a ver com o acessório que apoia as nossas cabeças na hora de dormir? Dá para dizer que existe um travesseiro da Nasa?

Leia também:

publicidade

Bem, caso você imagine uma linha de produção de travesseiros funcionando pra reforçar o orçamento da Nasa para a construção de foguetes e afins, a realidade é bem menos interessante. Mas, sim,  há uma relação que vai além das embalagens estampadas com o rosto do ex-astronauta Marcos Pontes, garoto-propaganda da que, provavelmente, é a principal fabricante de travesseiros desse tipo no Brasil.

Qual a relação entre a Nasa e os travesseiros?

Embora esses travesseiros não sejam utilizados no espaço, nem sejam, muito menos, fabricados pela Nasa, a agência espacial é responsável pela sua criação. Na verdade, foram dois engenheiros trabalhando a serviço da Nasa, Charles Yost e Charles Kubokawa.

publicidade
A realidade: os famigerados travesseiros da Nasa não são utilizados pelos astronautas em missões da agência espacial. Imagem: Nasa TV/Reprodução

A dupla trabalhava não na criação de um travesseiro para ser utilizado nas espaçonaves, mas estavam em busca de um novo tipo de espuma para ser utilizados nos assentos. A ideia era desenvolver um material capaz de suavizar eventuais o impacto no caso de eventuais colisões e prevenir lesões.

Essa espuma, chamada viscoelástico, era feita de poliuretano e tinha como diferencial uma grande capacidade de absorção de energia em relação a outros materiais utilizados até então.

publicidade

De equipamento de segurança a travesseiro

Dez anos após sua invenção, a patente do material caiu em domínio público. Logo, fabricantes viram no viscoelástico uma potencial aplicação para travesseiros. Daí veio a associação com a agência espacial e a inevitável alcunha de espuma da Nasa.

No Brasil, o material ganhou uma forcinha para sua popularização a partir de 2006, quando o então astronauta Marcos Pontes participou de missão espacial junto à Nasa. Embora tenha se aposentado das Forças Armadas logo após retornar do espaço, a fama de astronauta permaneceu. E um dos frutos da popularidade foi justamente uma campanha publicitária para a fabricante de travesseiros.

publicidade
Tendo participado de uma única missão espacial, Pontes ingressou na política. Imagem: Arquivo pessoal – Reprodução Instagram

Apesar do histórico, talvez seja um pouco exagerada a alcunha travesseiro da Nasa. Tanto é que uma das principais fabricantes no país utiliza o acrônimo da agência como “Nobre e Autêntico Suporte Anatômico”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!