iPhone 14 pode ter conectividade via satélite, mas isso depende de acordos / Imagem: NicoElNino (Shutterstock)
No universo da Web, a cada dia nos deparamos com novas tendências, termos, novidades e comunidades. E assim como novos modelos de trabalho surgem, também são criadas novas oportunidades para quem quer ter voz na rede.
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Mas, com uma infinidade de conteúdos sendo alimentados 24 horas por dia, 7 dias por semana, fica difícil às vezes selecionar o que consumir. Muitos pensadores de mídia da Web3 já falam sobre como a mídia descentralizada é mais sobre a curadoria das coisas boas do que a criação delas. Ou seja: a curadoria é a nova criação.
Foi com base nesse pensamento que surgiu mais uma nova possibilidade revolucionária: os metalabels, grupos de criadores que se reúnem para lançar trabalhos sob uma marca comum e compartilham a mesma visão de mundo. Metalabel é, então, uma nova forma de comunidade: uma estrutura que cria um alinhamento econômico, emocional e fértil entre os colaboradores.
Imagine quatro pessoas que escrevem boletins ou newsletters sobre o mesmo assunto. Eles possuem preocupações idênticas e defendem maneiras semelhantes de ver o mundo.
Na atual economia digital baseada nos creators, essas pessoas são colocadas umas contra as outras com o intuito de ganhar mais seguidores/assinantes e, assim, atenção. Em vez de colaboradores, é mais provável que sejam rivais, perseguindo os mesmos objetivos de status, produzindo quantidades enormes de conteúdo para permanecer no topo e ficar acima de seus concorrentes.
Agora, vamos imaginar que um dia esses escritores ficaram esgotados pela concorrência e decidiram que ao invés de lutar um contra o outro, irão colaborar entre si.
Atualmente, para que isso aconteça, é necessário abrir uma empresa com uma conta bancária conjunta; tornando tudo mais complicado e burocrático, exigindo logo de cara muito mais compromisso e confiança.
Ao se tornar um metalabel, o grupo poderia criar facilmente uma nova identidade compartilhada, definindo assim uma parceria e divulgando lançamentos com o intuito de construir um tesouro compartilhado em torno de seu trabalho conjunto. As DAOs (Organização Autônoma Descentralizada) têm sido parte fundamental na criação de metalabels. Com sua estrutura hierárquica horizontal, fica mais fácil tomar decisões através das votações favorecidas pelos tokens de governança.
Além disso, podem ter definida a associação por NFTs – somente quem é detentor do NFT em questão faz parte do metalabel e pode ter uma carteira de criptomoedas multi-assinatura. Neste caso, se chamarão DAOs de mídia antes de chamarem metalabels.
Eu também vejo uma possibilidade de vários metalabels compartilhando a mesma visão de mundo se unirem em uma DAO de mídia. Ou também o inverso: uma DAO de mídia se dividindo em vários metalabels.
Metalabel é um tema novo, mas com muito potencial. E como tudo na web 3.0, vem para trazer disrupção. Como já dizia Albert Einstein: “O que há de melhor no homem somente desabrocha quando se envolve em uma comunidade.”
Imagem destacada: NicoElNino (Shutterstock)
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Esta post foi modificado pela última vez em 2 de março de 2023 14:00