Como esperado, a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) já começou a operação de bloqueio que promete dificultar a prática ilegal do gatonet no Brasil. Algumas “caixinhas” de TV inclusive já estão parando de funcionar.

  • A agência confirmou nesta sexta-feira (3) que começou a desativar aparelhos piratas remotamente.
  • Os dispositivos eram usados para roubar sinal de TV paga e até acessar plataformas de streaming.
  • Vários clientes já estão sentindo o impacto, informou em entrevista ao Uol o superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius.

A Anatel estima que até 7 milhões de aparelhos ilegais estejam ativos no Brasil, todos não homologados, ou seja, que chegam ao mercado sem qualquer certificação e não passam por testes de qualidade e segurança. O número de usuários, no entanto, é bem maior que isso.

A projeção que pelo menos 20 milhões de brasileiros consumam conteúdo por meio de TV Box pirata. A agência optou por não informar o número exato ou os modelos dos aparelhos bloqueados. No entanto, os fiscalizadores notaram que algumas pessoas já postaram em fóruns dedicados à pirataria que foram alvo do bloqueio.

Queremos combater a prática e acreditamos que vai diminuir bastante com a conscientização da população e nossas ações. No fundo, o bloqueio tornará a disponibilidade cada vez menor.

Hermano Tercius, superintendente de fiscalização da Anatel, em entrevista ao Uol.

Leia mais:

publicidade

Mais segurança nas redes

A ação, segundo a Anatel, também foi adotada para outro fim: garantir a seguranças das redes domésticas de internet. A agência afirma que dispositivos de TV Box pirata podem ser usados por criminosos para roubo de dados de todos os aparelhos conectados na mesma rede.

“Esses equipamentos podem ser controlados por terceiros (…) é um exército capaz de fazer ataques cibernéticos”, disse Carlos Baigorri, presidente da Anatel. Se o consumidor conecta a TV Box pirata na mesma rede que o celular ou PC, há risco de terceiros roubarem até senhas de banco, acrescentou Baigorri.

Como são feitos os bloqueios?

  • Um grupo de técnicos da Anatel está recebendo denúncias de grandes redes de aparelhos associados a distribuição ilegal de sinal.
  • Em seguida, as operadoras de internet são acionadas para realizar o bloqueio desses aparelhos usando o endereço de IP.
  • Dessa maneira, o acesso direto das “caixinhas” aos servidores que distribuem sinal de TV paga fica bloqueado.
  • Dez servidores da agência vão trabalhar 24 horas para identificar endereços de IP que esses aparelhos usam para se conectar.

Imagem principal: FeelGoodLuck/Shutterstock

Com informações do Uol

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!