Oscar 2023: o que significa Melhor Fotografia?

Com a proximidade do Oscar 2023, uma categoria que sempre causa muitas dúvidas é a de Melhor Fotografia, causando confusão entre o público
Ana Luiza Figueiredo06/03/2023 19h44, atualizada em 25/01/2025 17h47
Nada de Novo no Front
Nada de Novo no Front. Imagem: Netflix © 2023
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Oscar 2023 terá sua cerimônia de premiação no próximo domingo, 12 de março, e entre todas as categorias, poucas deixam mais dúvida entre a audiência do que a de Melhor Fotografia. Afinal, o que significa dizer que um filme tem uma boa fotografia?

A categoria de melhor fotografia, ou melhor cinematografia, como é chamada em inglês (best cinematography), é uma das mais tradicionais do mundo das premiações. Ela está presente no Oscar desde a primeira edição, em 1929.

Leia mais:

A cinematografia é a capacidade de manipular a luz para criar imagens em câmeras de filme. Só que funcionalmente, o prêmio homenageia muito mais do que simplesmente isso.

O cinematografista é geralmente conhecido como “diretor de fotografia”. Dentro da indústria cinematográfica, a cinematografia é geralmente entendida como algo que encapsula tudo o que tem a ver com a câmera – seu movimento, as imagens que captura, a luz que recebe, etc.

O que é fotografia no cinema?

fotografia
Imagem: Warner Bros.

A fotografia no cinema é algo que reúne todos os elementos visuais em cena. Desde a iluminação, até o movimento da câmera, a composição, ângulos de câmera e até mesmo opções de qual lente usar, zoom, foco, coloração, etc.

Além de trabalhar diretamente com o diretor, o diretor de fotografia é responsável pela equipe de câmera e iluminação de uma produção. Assim, quando uma fotografia é bem feita, é possível que a ação em cena seja intensificada e que o filme ganhe uma aparência própria.

O objetivo principal do diretor de fotografia é capturar a visão do diretor do filme com base na narrativa a ser contada, usando técnicas de iluminação, câmera e composição.

Como trouxe o Omelete em um texto onde também tenta explicar o significado desta categoria de avaliação de um filme, a beleza não é tudo quando o assunto é fotografia, como explica o diretor de fotografia Rodrigo Prieto, que já foi indicado ao Oscar pelos filmes Silêncio e O Segredo de Brokeback Mountain.

Estamos contando histórias emocionantes com imagens. Não é só criar frames bonitos. Esse é um grande engano. As pessoas pensam ‘essa fotografia é boa, porque é bonita’.

Rodrigo Prieto durante uma mesa redonda do Hollywood Reporter

Os indicados ao Oscar de 2023 na categoria de Melhor Fotografia são: James Friend por Nada de Novo no Front, Darius Khondji por Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades, Mandy Walker por Elvis, Roger Deakins por Império da Luz e Florian Hoffmeister por Tár.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.