Esfinge sorridente é descoberta em santuário no Egito

A esfinge tem um leve sorriso e duas covinhas
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 07/03/2023 18h25
Esfinge sorridente encontrada no Egito (Credito: Ministério do Turismo e das Antiguidades do Egito)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Arqueólogos e autoridades egípcias anunciaram ontem, segunda-feira (6) que foi encontrada uma pequena esfinge sorridente. Apesar de estar no Egito, os especialistas acreditam que talvez ela possa representar um antigo governante do império romano.

  • A esfinge sorridente foi encontrada em uma tumba próxima ao templo de Dendera
  • O achado foi feito durante uma escavação em Quena, a cerca de 500 km ao sul da capital do Egito, Cairo;
  • A estátua foi esculpida em calcário;
  • Ela pode representar Claudio, quarto imperador romano a estender os domínios para o norte da África, durante 41 e 54 da EC.

Segundo o Ex-Ministro da Antiguidade do Egito, Mamdouh Eldamaty, a esfinge apresenta expressões humanas muito realistas. O arqueólogo, que atua como professor da de egiptologia na Universidade Ain Shams, também descreve a escultura falando sobre o leve sorriso e suas covinhas.

A mini esfinge se encontrava dentro de um tanque de água bizantino em uma tumba de dois andares do sítio arqueológico, segundo comunicado do Ministério de Turismo e  Antiguidade. Junto com ela, também foi encontrada uma estela romana com escrituras em hieróglifos e demótico, que quando traduzidos podem revelar a identidade do imperador.

Leia mais:

Descobertas recentes do Egito

Esta foi a primeira escavação realizada pelo Egito no local onde a mini esfinge foi encontrada. Os arqueólogos esperam continuar trabalhando por lá, devido ao potencial de descobertas da região, podendo trazer mais informações sobre a civilização egípcia, nas eras gregas e romanas.

A descoberta de mini esfinge sorridente foi a segunda descoberta anunciada em menos de uma semana. Na quinta-feira (2), foi divulgado uma nova passagem na Pirâmide de Quéops. Ao longo das últimas semanas, as autoridades egípcias também revelaram muitos outros achados.

 Alguns especialistas acreditam que além das questões científicas, esses inúmeros achados também podem envolver questões políticas e econômicas. O Egito tem passado por uma grave crise, e o turismo é uma de suas principais atividades. Descobertas como a mini esfinge no túnel na pirâmide podem atrair novos visitantes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.