O recordista de indicações nesta edição do Oscar, e favorito na categoria de Melhor Filme, é Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. A ficção científica que explora o conceito de multiverso tem um elenco composto por algumas atrizes conhecidas, mas também conta com outros menos famosos.

Leia mais:

Dirigido por Daniel Kwan e Daniel Scheinert, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo tem seu elenco principal composto por Michelle Yeoh, Ke Huy Quan, Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu. Os quatro foram indicados ao Oscar, com Yeoh na categoria de melhor atriz – se tornando a primeira asiática indicada ao prêmio – e os demais em categorias de ator e atriz coadjuvante.

Michelle Yeoh

tudo em todo lugar
Imagem: Shutterstock

A atriz, que interpreta Evelyn Wang, é a protagonista do filme. Nascida na Malásia, Yeoh iniciou sua carreira no cinema de Hong Kong. Após ganhar fama por seus trabalhos por ela, ela ficou globalmente conhecida por seu papel em 007 – O Amanhã Nunca Morre, de 1997, e no clássico de artes marciais O Tigre e o Dragão, filme de Ang Lee lançado em 2000 que rendeu a ela a indicação ao BAFTA de Melhor Atriz.

publicidade

Outros trabalhos famosos incluem Memórias de uma Gueixa, Kung Fu Panda 2, a série Star Trek: Discovery, além de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, de 2021, quando estreou no Universo Cinematográfico Marvel.

Jamie Lee Curtis

tudo em todo lugar
Imagem: Shutterstock

A americana Jamie Lee Curtis, que interpreta a inspetora da receita federal Deirdre Beaubeirdre, é mais famosa como a final girl Laurie Strode, no filme de terror Halloween, de 1978. Ela repetiu este papel outras cinco vezes, incluindo em Halloween Kills (2021), com sua luta interminável com Michael Myers.

Além da franquia Halloween, ela apareceu em diversos filmes de terror da década de 1980, como A Bruma Assassina, A Morte Convida para Dançar e O Trem do Terror. Apesar do trabalho no gênero de terror, Lee Curtis tem trabalhos dos mais diferentes tipos na carreira.

Ao todo, ela já foi indicada oito vezes ao Globo de Ouro, três vezes ao BAFTA, uma vez ao Emmy e uma ao Grammy. Mas, apesar do longo currículo de premiações, esta é sua primeira indicação ao Oscar.

Stephanie Hsu

Imagem: Shutterstock

A jovem atriz americana, agora indicado ao Oscar, iniciou sua carreira no teatro, atuando em musicais da Broadway. Em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, ela interpreta a filha da protagonista, Joy, e em todas as realidades alternativas a vilã diabólica Jobu Tupaki, o que rendeu a ela a indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, mesma categoria de Jamie Lee Curtis.

Apesar de não ter uma longa carreira no cinema, ela é muito conhecida no meio teatral, onde participou de duas peçãs aclamadas pela crítica. Além disso, na TV, ela ficou conhecida por seu papel recorrente na série do Prime Video The Marvelous Mrs. Maisel.

Ke Huy Quan

tudo em todo lugar
Imagem: Shutterstock

O ator Ke Huy Quan tem uma das histórias mais impressionantes e curiosas de toda Hollywood. O ator vietnamita-americano interpretou Short Round, um ajudante de 11 anos do personagem de Harrison Ford no filme Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), e o personagem Data em Os Goonies (1985).

Após alguns papéis pequenos no cinema e na TV, ele estrelou a sitcom Head of the Class como o personagem Jasper Kwong, nas duas últimas temporadas da produção do canal de TV americano ABC.

No entanto, apesar do início promissor, o ator simplesmente desistiu da atuação por falta de oportunidades na indústria do final dos anos 1990. Em vez de seguir em frente às telas, ele continuou a trabalhar com cinema, mas como coordenador de dublês e diretor assistente, passando para os bastidores.

Após seu último papel ser de um filme de Hong-Kong lançado em 2002, ele fez uma pequena participação em Em busca de ‘Ohana, de 2021, antes de se tornar Waymond Wang, um dos personagens mais importantes de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, garantindo sua primeira indicação ao Oscar e vitórias no Globo de Ouro e Critics’ Choice Awards.


Além dos quatro atores acima, o filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo tem em seu elenco nomes como James Hong, Tallie Medel, Jenny Slate e Harry Shum Jr.

O filme está disponível para streaming na plataforma Amazon Prime Video.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!