O macOS Ventura é a nova atualização do sistema operacional do MacBook. O software traz várias novidades para os fãs da fabricante Apple e garante um ambiente virtual mais dinâmico para realizar tarefas de alta produtividade, compartilhar arquivos importantes com amigos e família, aproveitar interações com outros aparelhos da marca, e muito mais. Confira, a seguir, 10 novidades do macOS Ventura para você testar.

Leia mais:

publicidade

1. Buscas mais assertivas no Spotlight

spotlight apple
Divulgação: Apple

Todo sistema operacional oferta mecanismos de buscas para encontrar os arquivos na biblioteca, e no caso da fabricante Apple, é o Spotlight: o recurso agora detém uma otimização que auxilia o usuário a reunir informações detalhadas sobre o que procura. O programa realiza uma busca completa pelo sistema do PC, contatos, artistas, bandas, filmes, séries, empresas e esportes. Por isso, encontrar um arquivo ou informação se torna mais fácil.

Além disso, é possível conferir uma visualização rápida de um arquivo no PC sem precisar abri-lo, pesquisar por imagens na web, e iniciar várias funções instantaneamente (como timers).

publicidade

2. Safari compartilhado

O navegador disponibiliza um novo recurso, intitulado “Grupos de Abas Compartilhadas”. Ou seja, os seus amigos poderão conferir, em tempo real, as atualizações das novas abas que você abre no browser. Você poderá montar listas com seus contatos favoritos para compartilhar as abas, o que deve aumentar a dinâmica do grupo durante videochamadas, por exemplo. Também é possível fixar determinadas abas para aprimorar os afazeres em grupo.

3. iPhone como webcam

macOS 13 Ventura (Imagem: divulgação/Apple)
Divulgação/Apple

O sistema do macOS Ventura também inova no quesito videochamadas: agora é possível aproximar o iPhone do MacBook e o software deve reconhecê-lo automaticamente e sugerir o uso de sua câmera frontal como webcam. Essa conexão é interessante porque dispensa qualquer configuração prévia pelo usuário ou a necessidade de cabos para conectar um dispositivo ao outro. A novidade foi denominada “Câmera de Continuidade”.

publicidade

Outro ponto positivo é a habilitação do Desk View na câmera Ultra Wide do iPhone: os outros membros da videochamada conseguirão ver você em um plano mais aberto, assim como uma parte superior da sua mesa. Pode ser útil para quem trabalha em home office e precisa realizar videochamadas.

4. Organizador visual

O Organizador Visual chegou para facilitar a vida dos usuários com alta produtividade. Isso porque é muito comum abrir mais de um programa ao mesmo tempo, mas ao invés de escolher uma tela de cada vez para utilizar, agora é possível redimensionar cada uma das janelas dos programas para um tamanho específico. Assim, o usuário pode visualizá-las simultaneamente e utilizar todas as mesmo tempo.

publicidade

Outras ações também estão disponíveis, como agrupar vários aplicativos em um único lugar e permitir que este acesso esteja sempre à vista. Isso facilita o acionamento dos apps com apenas um clique.

5. Handoff no FaceTime

handsoff no facetime da apple no macos ventura
Divulgação: Apple

O FaceTime é o aplicativo da Apple que permite a realização de videochamadas. Agora, será possível iniciar uma videochamada em um dispositivo e transferi-la para outro por meio do recurso HandOff. Logo, se você estiver numa chamada com um amigo pelo iPhone, é possível transferi-la para o Mac com um único clique, e vice-versa.

6. Mais acessibilidade

Há uma série de novos recursos que podem facilitar a rotina dos usuários, como 20 novos idiomas para utilizar no VoiceOver e Conteúdo Falado, encerrar uma videochamada por controle de voz, e até verificar problemas de formatação de um texto com o VoiceOver.

Também é possível acionar sons relaxantes, indicados para ansiedade, meditação, estudos, minimizar distrações, disfarçar barulhos indesejados e muito mais. O sistema fornece sons de chuva e barulhos do mar, por exemplo.

7. Melhorias no app Mail

email macos ventura
Divulgação: Apple

O aplicativo de e-mail da Apple agora passou a adotar recursos que já eram vistos anteriormente em outros softwares, como o agendamento de mensagens. Desta forma, o usuário poderá agendar ou desfazer o envio de e-mails, e até criar lembretes para voltar novamente às mensagens. Este último pode ser muito importante para quem deseja auxílio durante uma produtividade alta e precisa responder muitos e-mails.

Além disso, também é possível usufruir de visualizações mais completas, sistema de correção de escrita e sugestões de palavras. O software também promete verificar se a mensagem precisa de um arquivo anexado ou se falta um destinatário para que a mensagem seja enviada.

8. App Mensagens mais dinâmico

Divulgação: Apple

Mandou uma mensagem com erro ortográfico ou por engano? Não se preocupe, pois agora é possível editar as mensagens enviadas ou mesmo cancelar o seu envio. O usuário detém um tempo de 15 minutos para editar uma mensagem enviada (embora os destinatários tenham acesso a quantidade de edições realizadas), e até 2 minutos para desfazer o envio de uma mensagem já enviada.

Assim como acontece no e-mail, agora é possível marcar uma mensagem de texto como não lida para que você não esqueça de respondê-la. Também ficou fácil recuperar mensagens apagadas recentemente: você tem até 30 dias para recuperá-la.

9. Biblioteca de imagens agora é compartilhada

A galera de imagens do iCloud agora pode criar e compartilhar uma biblioteca inteira de fotos com até outros seis usuários de iPhone. Esta pode ser uma ótima oportunidade para atualizar as fotos com os amigos e com a família de maneira mais rápida e dinâmica.

10. Melhor reprodução de jogos

jogos no macos ventura da apple
Divulgação: Apple

Considerando que o sistema de hardware oferta atualizações importantes (mais memória RAM, placa de vídeo mais robusta, e processador com mais núcleos), é possível reproduzir jogos mais pesados e com gráficos mais complexos. Esta é uma ótima notícia para o público gamer e até mesmo para quem trabalha com design gráfico. Além disso, a fabricante promete visuais, desempenho, e carregamento mais rápidos e elaborados.

Com informações: Apple (1/2).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!