Nesta segunda-feira (6), o Twitter apresentou diversas falhas e interrupções. Links não abriam, imagens não carregavam e a plataforma do TweetDeck estava inacessível. Essa foi a sexta queda na rede social apenas em 2023.

 “Algumas partes do Twitter podem não estar funcionando como esperado no momento. Fizemos uma mudança interna que teve algumas consequências não intencionais”, explicou o Twitter após usuários identificarem o problema.

Leia mais:

Elon Musk tuitou que uma “pequena mudança na API teve ramificações massivas. A pilha de código é extremamente frágil sem um bom motivo. Em última análise, precisará de uma reescrita completa”.

publicidade

Mas uma mudança “pequena” na API deveria resultar nessas interrupções e travamentos na plataforma? Conforme noticiado anteriormente, o Twitter anunciou que sua interface de programação deixaria de ser gratuita e os desenvolvedores teriam que pagar para criar bots programáveis – aplicativos terceiros que se conectam com a rede social.

Além de afetar o trabalho dos desenvolvedores, o grande problema dessa mudança foi que o projeto de alterar a API para uma versão paga contou apenas com um engenheiro do Twitter – resultado das demissões em massa após Elon Musk assumir a liderança da empresa.

Conforme relatou o site Platformer, um funcionário atual disse que esse engenheiro foi responsável por uma “mudança de configuração ruim” e “quebrou a API do Twitter”. 

A reportagem revela que o problema gerou um caos no Slack da empresa. “Twitter está fora do ar”, escreveu um funcionário. Elon Musk, então, teria ficado furioso.

Conforme relatou o Platformer, essa foi pela menos a sexta interrupção de alto nível registrada pelo Twitter apenas em 2023.

Confira as interrupções do Twitter neste ano:

  • 23 de janeiro: usuários de smartphones Android não conseguiram carregar ou publicar tuítes;
  • 8 de fevereiro: usuários não conseguiam publicar na rede social. Uma mensagem informava que usuários estavam “acima do limite diário de envio de tuítes”;
  • 15 de fevereiro: tuítes não carregavam;
  • 18 de fevereiro: respostas de tuítes desapareceram;
  • 1 de março: falha na linha do tempo.
  • 6 de março: links e fotos não carregavam.

Com informações de The Platformer.

Imagem destaque: Sergei Elagin / Shutterstock.com

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!