As bicicletas elétricas modernas estão cada vez mais versáteis e repletas de recursos inovadores. Um exemplo mais recente de avanço na categoria de veículos elétricos de duas rodas é a novíssima Convercycle Bike. Como o nome sugere, a bike pode ser convertida em minutos para funcionar como ferramenta para transporte de carga.

A maneira como ela faz isso é bem simples. Basicamente, a seção traseira estica graças a uma tecnologia de transmissão patenteada pela fabricante alemã (que também se chama Convercycle). 

publicidade
  • Na prática, isso significa que no dia a dia o ciclista pode pedalar como se estivesse em uma bicicleta elétrica comum.
  • Enquanto isso, na hora de levar os filhos para a escola ou buscar as compras no mercado, basta expandir a seção traseira, aumentando a distância entre eixos e liberando mais espaço.
  • O processo de conversão envolve “desenrolar” a roda traseira e travá-la na posição correta, sem a necessidade de ferramentas.
  • Tudo pode ser concluído em menos de um minuto e com apenas uma mão, diz a marca.

Leia mais:

Quanto ao desempenho, vale notar que esta bicicleta está de acordo com os regulamentos europeus, ou seja, o motor, por exemplo, fica limitado a 250 watts de potência. Além disso, para não interferir na expansão da parte traseira, o trem de força da chinesa Bafang fica montado na frente da bike (e não na traseira como na maioria dos modelos). 

publicidade

Uma bateria Phylion SF-06S de 36 volts e 11 Ah, por sua vez, fica montada no tubo inferior. A e-bike pode percorrer cerca de 60 km por carga no modo normal. Esticada e com mais carga, essa autonomia cai para 50 km. 

Falando em carga, o modelo — que também possui transmissão Shimano de oito velocidades e freios a disco hidráulicos da Tektro —, pode levar até 180 kg (incluindo o peso do condutor). A única desvantagem é que a bicicleta ficou mais pesada que as concorrentes por conta do recurso, são 38 kg no total. 

publicidade
A nova e-bike da Convercycle pode ser convertida em minutos para funcionar como veículo de transporte de carga
Imagem: Divulgação/Convercycle

Preço da e-bike

Na Europa o preço da Convercycle Bike é um pouco salgado, 4.299 euros. Na cotação atual, isso equivale a mais de R$ 23 mil. 

Quem quiser economizar, pode comprar a versão não elétrica que também estica e sai por 2.899 euros (R$ 15.692). Por enquanto, ainda não há expectativa de lançamento em outros mercados.

publicidade

Saiba mais sobre a novidade no vídeo abaixo.

Imagem principal: Divulgação/Convercycle

Via: Convercycle

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!