O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, se encontrou esta semana com o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt para falar, entre outros temas, sobre a modernização da frota de ônibus da capital paulista.

O que muda

  • Por enquanto, tudo indica que se tratou apenas de uma reunião preliminar, ou seja, nada ficou decidido oficialmente sobre a troca dos veículos movidos a diesel por outros totalmente elétricos
  • O que se sabe é que Nunes planeja que a cidade tenha pelo menos 2,6 mil ônibus elétricos circulando até dezembro de 2024, fim da sua gestão como prefeito.
  • A reunião aconteceu nesta segunda-feira (6), segundo as informações do Metrópoles e do Diário do Transporte.
  • Além de novos veículos, mais corredores de ônibus serão dedicados para os modelos elétricos. 
  • Está previsto a implantação de 11 novos corredores e a construção de quatro novos terminais, conforme o Plano de Mobilidade Urbana da Cidade. No total, as obras custarão mais de R$ 5,5 bilhões.

Em novembro do ano passado, o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, chegou a estimar que para cumprir essa meta, seria necessário gastar quase R$ 8 bilhões — considerando que cada ônibus elétrico pode custar R$ 3 milhões, sem falar da infraestrutura necessária para tudo funcionar.

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Imagem: Marcelo.mg.photos/Shutterstock

Segundo os dados da SPTrans (São Paulo Transporte), até fevereiro de 2023 as empresas de ônibus da capital já haviam encomendado 2152 ônibus elétricos — 1480 devem ser entregues ainda este ano para atender o sistema de transporte municipal, informa a entidade.

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Apesar do total ainda estar um pouco abaixo do número anunciado pela prefeitura, falto pouco para cumprir a meta, já que novas unidades serão adquiridas até o fim de 2024. 

Vale destacar ainda que desde 17 de outubro de 2022, a SPTrans vetou a entrada de mais ônibus a diesel no seu sistema (com exceção dos micro-ônibus).

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Imagem principal: BigPixel Photo/Shutterstock

Com informações do Diário do Transporte

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