O Safari é o navegador de internet do sistema operacional da Apple, o que significa que todos os aparelhos da marca –– tais como iPhone, iPad e MacBook –– oferecem o recurso para realizar pesquisas. O ícone do software sofreu diferentes atualizações no design ao longo dos anos, mas sempre conservou algo em comum: uma bússola, cuja ponta vermelha sempre aponta para uma única direção. Veja, a seguir, para qual lugar esta bússola aponta no mundo.

Leia mais:

A bússola do Safari indica um lugar real?

Bússola safari apple
A primeira bússola representa o aplicativo em 2003 e a segunda é a versão atual (Reprodução: Wagner Edwards)

De acordo com os históricos da fabricante, a primeira versão do Safari chegou aos dispositivos em 2003 e, desde então, já assumiu como ícone uma bússola. Neste tipo de objeto, o ponteiro destacado sempre aponta para uma direção específica: o norte geográfico. Entretanto, a Apple confirma que o ponteiro não aponta para um lugar específico: o design foi desenvolvido apenas para dar a sensação de movimento, por isso, ele não indica um lugar real no planeta.

Seguindo à risca as instruções de funcionamento de uma bússola, a do Safari aponta para a direção norte do lado direito. Então, indica uma orientação na direção nordeste. Isso também é curioso porque o aplicativo “Bússola”, presente na loja de apps da Apple, também oferece um ícone similar e aponta para a mesma direção da bússola do navegador.

publicidade
App Bússola da Apple. Divulgação: Apple
Aplicativo “Bússola” da Apple. Divulgação: Apple

O ícone do Safari, em 2003, mostrava um bússola clássica: revestida em metal prateado, com letras representando as quatro direções (Norte, Sul, Leste, e Oeste), e outras direções de navegação (Sudeste, Nordeste, Noroeste, e Sudoeste). Já em 2014, época da última atualização, a fabricante decidiu mudar novamente o ícone para um design mais minimalista, menos colorido, e mais direto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!