Mpox: vacinação contra doença começa nesta segunda-feira (13) 

Inicialmente, imunização será focará em grupos de risco
Tamires Ferreira13/03/2023 09h36
vacina-variola-dos-macacos
Imagem: Pixel-Shot - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Começa nesta segunda-feira (13) a vacinação contra a mpox, doença anteriormente conhecida como varíola dos macacos. De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira fase da imunização será focada em grupos com risco de desenvolver a forma grave da doença, sendo eles: 

  • Pessoas que vivem com HIV/aids; 
  • Profissionais de saúde que atuam em locais com exposição ao vírus. 

Leia mais! 

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem atualmente 47 mil doses disponíveis para a população. O esquema vacinal será composto por duas doses para cada pessoa. 

Quem pode se vacinar contra a mpox? 

Na vacinação de pré-exposição ao vírus, receberão as doses:

  • Pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) que tenham situação imunológica identificada pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses [condição que deixa o sistema imune enfraquecido].  
  • Profissionais de saúde: serão considerados profissionais que trabalham diretamente com Orthopoxvírus [a família do vírus da monkeypox] em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos. 

Para a vacinação pré-expositiva, será necessário um intervalo de 30 dias caso tenha recebido imunizantes de outro tipo. 

Imagem: Flabygasted/Shutterstock

No caso da vacinação de pós-exposição ao vírus, poderão receber as doses:

  • Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS. 

A vacina é destinada a adultos com idade igual ou superior a 18 anos. Em ambos os casos, quem apresentar sintomas ou lesões suspeitas de mpox não poderá receber a dose.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a liberação do uso da vacina contra mpox, chamada de Jynneos/Imvanex, em agosto do ano passado — a medida valia até fevereiro deste ano, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde por mais seis meses. 

Segundo os últimos dados disponíveis, já foram notificados 50.803 casos suspeitos no Brasil para a mpox. 

Com informações do G1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.