Venda de vinil supera CDs pela primeira vez em décadas

É a primeira vez que isso acontece desde 1987
Por Alisson Santos, editado por Carolina Martins 13/03/2023 21h22, atualizada em 14/03/2023 21h20
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Segundo o relatório anual de receita divulgado pela RIAA (Recording Industry Association of America, ou Associação da Indústria Fonográfica dos Estados Unidos), as vendas de discos de vinil superaram as de CDs nos EUA em 2022. É a primeira vez que isso acontece desde 1987.

36 anos depois, somente nos Estados Unidos, foram vendidos 41 milhões de discos de vinil contra 33 milhões de CDs. Esses dados revelam que o nicho de pessoas que consomem mídias físicas está voltando aumentar — enquanto o consumo de mídias digitais apresenta um declínio considerável.

Os dados apresentados no relatório apontam que:

  • A venda de discos de vinil aumentou consideravelmente nos últimos 16 anos.
  • Só nos EUA, os discos de vinil agora representam 71% de toda a receita musical comercializada em mídia física.
  • Enquanto as vendas de todas essas mídias aumentaram 4% — representando 1,7 bilhão de dólares entre 2021 e 2022 —, a parcela que diz respeito ao vinil é de 1,2 bilhão de dólares. Esses dados representam um aumento de 17% em comparação ao ano anterior.
Imagem: Recording Industry Association of America

Leia mais! 

A volta do vinil: hobby ou qualidade sonora?

Há quem prefira o vinil, há quem prefira o streaming. Quem agradece essa diversidade é a indústria da música! No ano passado, Taylor Swift vendeu quase 1,7 milhão de discos, enquanto os Beatles venderam 553 mil, segundo o relatório da Luminate.

Com informações de The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Carolina é Publicitária, pós-graduada em Marketing Digital e integrou times de marketing e criação como Embraer e Tecnoblog. Nas horas vagas faz crossfit, corre, joga e come lanches por aí.

Ícone tagsTags: