Na próxima quarta-feira (15) é comemorado o Dia do Consumidor, momento esperado por muitos que estão atrás de promoções. Como em outras datas celebrativas, criminosos se aproveitam do contexto para realizar golpes.
De acordo com os especialistas da consultoria de cibersegurança Redbelt Security, a incidência no número de ataques phishing aumenta nesse período. Nesses golpes, o criminoso faz a vítima revelar seus dados por mensagens e sites falsos.
Leia mais:
Os sites geralmente são bem semelhantes aos originais e dão a impressão de serem legítimos, levando as vítimas a colocarem seus dados pessoais como login, senhas, e detalhes do cartão de créditos nas páginas falsas.
Nesse golpe, os criminosos utilizam um mecanismo de pesquisa, como o Google, para anunciar links de e-commerces falsos apresentando o produto que o usuário tiver procurado.
Cibercriminosos pedem, então, que a vítima insira suas credenciais em uma plataforma. Com isso, o operador do site falso é notificado e solicita diversos dados do usuário. Enquanto a vítima navega pelo site, o criminoso realiza transações financeiras com as informações que obteve.
Quando o usuário segue para finalizar a compra no site falso, a única opção de pagamento que os cibercriminosos disponibilizam é o Pix. Eles alegam que a suposta promoção só é válida por pagamento à vista. Ao ler o QR Code e realizar o pagamento, o dinheiro vai para a conta do criminoso e a vítima não recebe o produto.
Com informações de Redbelt Security.
Imagem destaque: Jirapong Manustrong/ Shutterstock.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de março de 2023 21:13