O AMOLED Dinâmico da Samsung é a tecnologia AMOLED com suporte a HDR10+, usada em celulares e tablets da marca. Na prática, esse acréscimo melhora os níveis de brilho e contraste das telas dos aparelhos.

Por isso, a combinação de tecnologias gera imagens vívidas. E a taxa de atualização da tela – isto é, a taxa de frames por segundo – alcança níveis altos. A seguir, o Olhar Digital te explica como o AMOLED Dinâmico da Samsung funciona, bem como suas vantagens e desvantagens (sim, elas existem).

publicidade

Leia mais:

AMOLED Dinâmico da Samsung

Tela e parte traseira do Galaxy S23, da Samsung
Atualmente, o Galaxy S23 é um dos modelos com tela AMOLED Dinâmico da Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung)

A fabricante anunciou essa combinação de tecnologias ao lançar o Galaxy S10, em 2019 (atualmente, os Galaxy S22 e Galaxy S23 têm telas desse tipo). Conforme divulgou a fabricante na época, a ideia do AMOLED Dinâmico era oferecer “experiências realmente cinematográficas” nos dispositivos móveis. Mas vamos por partes.

publicidade

Antes de mais nada, vamos explorar brilho e cores. No caso do Galaxy S10, sua tela tem pico de luminosidade de 1.200 nits e consegue produzir mais de 16 milhões de cores. Segundo a marca, especialistas da DisplayMate concluíram que a reprodução de cores é muito precisa em telas com seu AMOLED Dinâmico. Ou seja, as cores que você vê nas telas com essa tecnologia são praticamente iguais às na vida real.

Agora, sobre o suporte a HDR10+ (padrão aberto para vídeo de alta faixa dinâmica – HDR). A “qualidade cinematográfica” rola por meio dele, de acordo com a Samsung. Graças ao HDR10+, conteúdos compatíveis são representados como seus criadores pretendiam. Assim, o AMOLED Dinâmico da Samsung deixa a visualização do conteúdo mais imersiva, segundo a fabricante.

publicidade

Por fim, a Samsung informou, na época, como esse tipo de tela funciona. Leia abaixo:

A tela usa tecnologia de mapeamento de tom dinâmico para otimizar as cores, de cena para cena, e para produzir melhor contraste entre cenas claras e escuras. Ela também otimiza os níveis de brilho, para que até os menores detalhes fiquem lindos, e produz cores pretas verdadeiras3, para melhores detalhes de sombra, mesmo em condições de pouca luz.

Samsung Brasil

Vantagens e desvantagens

Tela e caneta do Galaxy S23 Ultra, da Samsung
Entre as vantagens do AMOLED Dinâmico, está sua alta resolução (Imagem: Reprodução/Trusted Reviews)

Para começar, o AMOLED Dinâmico da Samsung consome menos energia que outras tecnologias usadas em dispositivos móveis – por exemplo, Retina display e IPS LCD). Além disso, tem alta resolução (portanto, maior detalhamento), consegue exibir “preto verdadeiro” (ao desligar pixels em áreas escuras) e oferece ângulo maior de visão (porque seus pixels emitem luz para todas as direções).

publicidade

Já em relação às desvantagens, uma delas é a durabilidade da tela, porque pode rolar o efeito burn-in (aqueles “fantasmas” na imagem). Outra é seu custo de fabricação, devido a complexidade da tecnologia. Não atoa, aparelhos com tela AMOLED Dinâmico são mais caros que os com tela LCD.

Fonte: Samsung

Imagem de destaque: Reprodução / Trusted Reviews

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!