Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar, por motivos que ainda são investigados pelos cientistas e agora um novo dado pode mudar nossa percepção do local. Foi descoberto um vulcão ativo nesse mundo infernal, em uma foto tirada há mais de 30 anos.

A imagem foi feita pela sonda Magellan, da NASA, que na época mapeou a superfície do planeta usando sinais de rádio. Na ocasião, o número de dados enviados pela análise era maior do que qualquer outra sonda já tinha mandado.

As informações passaram dos 1.200 gigabytes de tamanho, o que pra época era um absurdo. Algumas fotos eram tão grandes que não conseguiram ser analisadas em sua totalidade pelos computadores da época, já que em 1991 eles não tinham capacidade de processamento suficiente.

Vulcão ativo em Vênus

Mas 30 anos depois, cientistas voltaram a analisar as fotos, e os resultados publicados na revista Science mostram que vênus possui um vulcão ativo. Isso é revolucionário, considerando que até então a Terra era considerada o único planeta com esse tipo de formação geológica em atividade. Os vulcões de Marte, por exemplo, estão todos mortos.

Uma visão de radar de Vênus obtida pela missão Magellan. (Imagem: NASA)

Claro, ainda não é 100% certo que a fissura vulcânica encontrada é, de fato, de um modelo ativo. Mas a análise junto com estudos anteriores que indicaram a possível presença dessa atividade em Vênus leva os cientistas a acreditarem nessa possibilidade.

“Até agora havia evidências indiretas de vulcanismo em Vênus”, explicou Robert Herrick, geofísico da Universidade do Alasca em Fairbanks e coautor do estudo, ao jornal El País.

Há indícios de reações químicas que apontam para erupções e outros dados de atividade geológica, mas não foi possível determinar se aconteceram há milhares de anos ou se estão acontecendo agora. Nosso trabalho mostra uma nova estrutura vulcânica que se formou em oito meses em 1991 e é a prova mais conclusiva de uma erupção no planeta