“Perdeu a alma” diz cofundador do Instagram sobre a rede social

Em entrevista ao podcast “On with Kara Swisher”, Kevin Systrom disse que a rede social está muito focada em publicidade e negócios
Por William Schendes, editado por Gabriel Sérvio 17/03/2023 16h36
App do Instagram
Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Kevin Systrom, programador norte-americano que ajudou a fundar o Instagram, mostrou insatisfação com o estado atual da rede social.

Em entrevista para o podcast “On with Kara Swisher” durante o SXSW, ele disse que a rede social “perdeu sua alma”. Conversando com a jornalista de tecnologia, Systrom disse que entrava no Instagram para ver o que seus amigos e familiares faziam, mas a rede social está muito focada em publicidade e negócios.

Leia mais:

Kevin Systrom. (Imagem: Reprodução/ Facebook)

“Eu costumava continuar e ver o que meus amigos estavam fazendo e ver o que minha família estava fazendo. Acho que o problema é que os incentivos sempre vão para mais comerciais, mais criadores, mais acordos, mais dólares em publicidade.”

Ele disse que antigamente via amigos postando fotos sobre suas rotina e agora postam apenas “#ads”.

Recentemente, Systrom desenvolveu junto do brasileiro Mike Krieger – outro fundador do Instagram – a nova rede social Artifact, focada em notícias personalizadas. 

Para ele, o Instagram “concentrou a energia nas pessoas que vivem vidas aparentemente incríveis sem limites, fazendo coisas mais extravagantes, com melhor aparência, vestindo as roupas mais extravagantes”.

Ele considera esse aspecto da rede social “aterrorizante” pois faz as pessoas acreditarem que aquilo que é postado é a vida real.

“A vida é muito difícil, e tudo o que as pessoas postam no Instagram é a ponta do iceberg. É essa corrida até o fundo de quem pode ser o mais perfeito.”

Com informações de Business Insider.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.