LCD é um tipo de tela, composto por cristais líquidos e polarizadores de luz. Daí o nome, sigla para Liquid Crystal Display (ou “Tela de Cristal Líquido”, em tradução livre). Até hoje, é um dos tipos mais populares de tela.

Por isso, você encontra essa tecnologia em TVs, monitores, celulares e por aí vai. A seguir, o Olhar Digital te mostra como LCD funciona, quais são os tipos de LCD e as vantagens dessa tecnologia.

Leia mais:

Como LCD funciona

Monitor LCD
Da backlight ao filtro de cor, cinco camadas compõem telas LCD (Imagem: PxHere)

A princípio, uma tela LCD parece uma coisa só. Mas ela é formada por cinco camadas:

publicidade
  • Backlight (luz de fundo);
  • Polarizadora de luz;
  • TFT (Transistor de Película Fina);
  • Cristal líquido;
  • Filtro de cor.

Por isso, na hora de formar imagens, o processo começa na backlight. Ela emite luz para a camada polarizadora, cuja função é orientar a iluminação. Logo em seguida, a camada de TFT aplica corrente elétrica para ativar cristais líquidos. Por fim, vem o filtro de cor (vermelho, verde e azul – o famoso RGB). Ele controla a quantidade de luz colorida e forma a imagem.

Tipos de LCD

Monitor LCD da LG
O tipo IPS LCD é comum entre monitores, como no UltraGear 38GN950, da LG, por exemplo (Imagem: Reprodução/Trusted Reviews)

O princípio da tecnologia é um só. Mas, a partir dele, se desenvolveram diversos tipos de LCD. Confira abaixo os mais comuns:

  • TN LCD: em painéis TN (Twisted Nematic), partículas de cristal líquido são posicionadas de forma, digamos, retorcida. É um tipo comum e, geralmente, usado em dispositivos de baixo custo;
  • IPS LCD: no IPS (In Plane Switching), partículas de cristal líquido seguem alinhamento horizontal. É um tipo mais sofisticado e muito comum em TVs, monitores e notebooks;
  • VA LCD: no tipo VA (Vertical Alignment), como o nome já sugere, as partículas de cristal líquido ficam em posição vertical. Hoje em dia, essa tecnologia é comum em monitores gamer, por suportar taxas de atualização altas;
  • PLS LCD: semelhante ao padrão IPS, a tecnologia PLS (Plane-to-Line Switching), desenvolvida pela Samsung, oferece 10% a mais de brilho que este. Por isso, a fabricante costuma aplicá-la em TVs e celulares de baixo custo.

Vantagens dessa tecnologia

Pessoa jogando em computador com monitor LCD
Telas LCD emitem menos radiação, consomem menos energia (que OLED) e têm brilho maior (Imagem: PxHere)

Para começar, entre as vantagens do LCD, estão: custo baixo de fabricação, emissão baixa de radiação (painéis de cristal líquido são mais seguros), consumo de energia menor que OLED (graças a backlight de LED e MiniLED) e brilho maior (em ambientes claros).

Já entre as desvantagens, dá para citar: ângulo de visão limitado (cores ficam desbotadas quando vistas de certos ângulos), contraste inferior (por conta do vazamento de backlight) e tempo de resposta mais lento (em comparação ao OLED).

Fonte: Infowester

Imagem de destaque: Robert Kuhlmann / Wikimedia Commons

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!