O TikTok é uma rede social chinesa que ficou famosa mundialmente pelo compartilhamento de vídeos curtos; em especial, vídeos de danças que se tornaram virais. Assim como qualquer software, este aplicativo para celular também pode apresentar problemas durante a reprodução de conteúdo. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo caso o TikTok esteja travando.

Leia mais:

publicidade

Feche o aplicativo do TikTok e abra-o novamente

TikTok travando? Veja o que fazer
Reprodução: Ascannio/Shutterstock

Se o app do TikTok travou, então, é possível que o aplicativo tenha entrado em algum tipo de conflito com seu celular. Isso pode acontecer quando backups são feitos em segundo plano, ou se alguma atualização do sistema do celular está em andamento, ou mesmo por outros motivos mais aleatórios.

De qualquer forma, fechar o TikTok e abri-lo novamente pode ser uma boa opção. Para isso, clique na barra de ações do seu celular para exibir todos os apps em andamento e selecione a opção “Fechar tudo”. Em seguida, abra novamente o aplicativo do TikTok e verifique se ele roda normalmente.

publicidade

Feche os aplicativos abertos

Nem todo mundo tem o hábito (ou conhecimento o bastante) para fechar as todas abas dos aplicativos uma vez que não estão mais em uso. Desta forma, se muitos apps estão abertos em segundo plano, isso acaba exigindo demais do celular e pode resultar em travamentos.

Por isso, fechar todas as janelas abertas de aplicativos é um passo ideal para garantir maior funcionalidade do sistema de seu celular. Isso também pode contribuir para o app do TikTok rodar de maneira mais fluida.

publicidade

Apague o cachê para evitar travamento

O cachê é um local onde os arquivos temporários de um dispositivo são armazenados. No caso de um app como o TikTok, o cachê pode guardar, por exemplo, informações pesquisadas na barra de busca. Estes dados também podem estar corrompidos ou simplesmente ocupando muita espaço na memória do celular, o que o deixa mais lento.

Por isso, em caso de travamentos, é indicado acessar a área de configurações do app e deletar todo o cachê.

publicidade

Verifique a sua conexão com a internet

TikTok travando? Veja o que fazer
Reprodução: Misha Feshchak/Unsplash

A instabilidade de sinal do Wi-Fi pode prejudicar o funcionamento dos aplicativos que precisam de internet. Desta forma, é válido verificar se o seu roteador está com as luzes acesas, se as antenas (caso tenha) estão levantadas, se o cabos de energia estão bem conectados, etc.

Se o problema persistir, é indicado remover o eletrônico da tomada e aguardar alguns minutos antes de religa-lo. Inspecione as saídas de ar e procure por excesso de poeira, e verifique se alguma extremidade das peças está quebrada. Se nada resolver, ligue para a sua provedora de internet para solicitar suporte.

Reinicie o celular para evitar travamentos no TikTok

Muitos aplicativos continuam em funcionamento mesmo após serem encerrados. Este comportamento não apenas absorve mais bateria do que o normal, como também pode sobrecarregar o sistema do celular. Isso porque se muitos apps estão abertos, então há uma exigência muito grande do software para desempenhar diversas tarefas simultaneamente; o que pode ocasionar na lentidão e travamento de outros aplicativos.

Por isso, reiniciar o celular é bastante indicado: é uma forma de fechar, definitivamente, quaisquer aplicativos que ainda estejam abertos. Uma vez que o sistema voltar a operar normalmente, as chances de aplicativos como o TikTok travarem são menores.

Desinstale o TikTok e o instale novamente

TikTok travando? Veja o que fazer
Reprodução: Mykolastock/Shutterstock

Travamentos em aplicativos podem ocorrer devido a um sistema de execução desatualizado, bem como demais bugs. Por isso, é importante manter cada app atualizado sempre que possível.

Se o seu app estiver desatualizado, você pode optar por entrar na loja de aplicativos do seu celular e clicar no botão específico para atualizá-lo. Ou, ainda, desinstalar o app e instalá-lo novamente: ambos devem corrigir quaisquer erros de atualização no aplicativo.

Instale o TikTok Lite

Os aplicativos convencionais –– ao contrário da versão Lite –– demandam maior poder de processamento e mais espaço na memória. Nem sempre o celular no qual o software é instalado consegue lidar com a demanda de processamento necessária para rodar o app com tranquilidade. Por isso, pode ser uma opção instalar o TikTok Lite, pois ele deve exigir menos memória e desempenho para ser processado pelo celular.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!