LED é uma sigla para “Diodo Emissor de Luz” (ou “Light Emitting Diode”, em inglês). Esse componente eletrônico emite luz visível ao transformar energia elétrica em luminosa. Por isso, a tecnologia tem um leque enorme de aplicações, que vão desde lâmpadas até telões em produções cinematográficas.

Feitos de materiais semicondutores, os LEDs também possibilitaram o controle da cor emitida por eles. Isso acontece ao substituir alguns de seus átomos por outros, num processo chamado de dopagem. A seguir, o Olhar Digital te explica como essa tecnologia de iluminação funciona.

Leia mais:

Como um LED funciona

LED verde
As cores do LED variam conforme os materiais usados na sua estrutura (Imagem: Wikimedia Commons)

Num LED, você encontra dois terminais semicondutores: ânodo e cátodo. Quando uma corrente elétrica passa pelos terminais, elétrons se recombinam entre eles e emitem fótons (pacotinhos de energia que compõem a luz). Assim, o LED gera luz, num processo chamado eletroluminescência.

publicidade

Além disso, a combinação de materiais usados no LED determinam seu tipo. Por exemplo, os comuns geralmente têm revestimento de plástico ou resina opaca (gera distribuição difusa de luz). Já LEDs com brilho mais alto contam com encapsulamento transparente.

Em relação às cores emitidas, elas também variam conforme os materiais usados. É assim:

  • Vermelho: arsenieto de gálio e alumínio;
  • Amarelo: fosfato de alumínio, índio e gálio;
  • Verde: fosfato de gálio;
  • Azul: nitreto de gálio.

LED em telas

Mulher em gravação com telão de LED ao fundo
A Sony também lançou a tecnologia MicroLED, focada no cinema (Imagem: Divulgação/Sony)

A fabricação de TVs e monitores “de LED” ficou popular pelo consumo baixo de energia do componente, rendimento alto, vida útil mais longa e por causar menos impactos na natureza (por conta dos materiais semicondutores).

Nesse tipo de aparelho, a parte LED vai atrás. Isso porque são dispositivos com tela LCD retroiluminada por LED. Daí o nome backlight, palavra inglesa para “iluminação de fundo”. Telas desse tipo precisam dela porque os cristais líquidos que formam o LCD não emitem luz.

Porém, existem, sim, telas de LED: são os LED display. Nelas, os LEDs formam os pixels. Assim, diodo não só emite luz, mas atua na formação da imagem no visor também – ou seja, o backlight não é necessário. Você encontra essa tecnologia em TVs Crystal da LED, lançadas pela Sony em 2012. Hoje em dia, painéis Crystal LED são usados como telões.

Falando na Sony, a marca também lançou a tecnologia MicroLED, focada no cinema. Em painéis desse tipo, milhões de LEDs microscópicos formam pixels. E, assim como nos Crystal LED, não precisa de backlight.

Fontes: Brasil Escola e Unicamp

Imagem de destaque: Wikimedia Commons

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!