Reprodução: Simon Daoudi/Unsplasg
O smartwatch (“relógio inteligente”, em tradução livre) é um dispositivo moderno que se popularizou entre os apreciadores da tecnologia devido às funções disponíveis em seu sistema, úteis para facilitar a vida do usuário –– além de mostrar as horas, é claro. Além de um visual chamativo, o item oferece uma tela personalizável, recebe as mensagens do WhatsApp, acessa diversos aplicativos, toca músicas e até efetua pagamentos por aproximação.
Contudo, uma das funções que mais chamou a atenção nos primeiros modelos foi a capacidade de auxiliar no cuidado com a saúde, visto que as fabricantes do aparelho proporcionam ferramentas para medir a oxigenação do sangue, batimentos cardíacos, e muito mais. A seguir, confira cinco motivos para investir em um smartwatch e melhorar a sua saúde.
Leia mais:
Os modelos mais modernos proporcionam alertas –– muitos deles personalizáveis –– que informam, via notificação ou avisos sonoros, quando o indivíduo se encontra inativo por muito tempo. Esta funcionalidade pode ser útil para quem trabalha muitas horas sentado, por exemplo, e não vê o tempo passar: o aviso alerta sobre a necessidade de mexer o corpo e executar movimentos como alongamentos, aquecimentos, ou quase qualquer atividade para aumentar a circulação sanguínea nos músculos.
Isso pode ser duplamente importante para pessoas sedentárias que se recusam a fazer atividade física. Embora movimentar-se de vez em quanto não conte como um exercício físico, este ato ainda auxilia a circular o sangue no seu corpo.
Usuários com condições crônicas de saúde ou que estejam momentaneamente doentes também podem usufruir de algumas vantagens. Por exemplo, se for necessário fazer o uso de uma medicação, é possível instalar alarmes que avisam sobre este momento específico. Além disso, os sensores dos relógios inteligentes aferem diariamente dados como batimentos cardíacos e temperatura corporal, o que podem ser úteis para quem precisar verificar o estado de saúde: verificar a frequência cardíaca é útil para portadores de doenças cardiovasculares, enquanto aferir a temperatura ajuda a identificar a necessidade de comparecer a um consultório médico.
Há uma série de benefícios no ato de acompanhar o ciclo menstrual, como obter uma média de tempo para quando a menstruação deve ocorrer, datas para o período fértil, noção do tempo de ovulação, e até verificar se há alguma anomalia. Atualmente, os smartwatchs já contam com aplicativos específicos para auxiliar as mulheres com o monitoramento do ciclo.
É possível verificar a quantidade de passos dados, distâncias percorridas em quilômetros, e até o número de calorias perdidas. Ademais, os modelos mais modernos contam com configurações que emitem alertas automáticos durante picos da frequência cardíaca, o que pode indicar um esforço além do normal para executar um exercício físico, algo que deve evitar machucados e lesões.
Um dos sintomas mais temidos do Covid-19 era a falta de ar, que geralmente indicava o ataque bem sucedido do vírus ao trato respiratório e pulmões do paciente. Contudo, o Coronavírus não é o única doença capaz de causar falta de ar: há inúmeras condições médicas que diminuem o nível de oxigenação sanguínea e este dado pode ser facilmente verificado pelo smartwatch.
O relógio possui leitores que examinam a quantidade de oxigênio no sangue e fornece estas leituras para o usuário. Logo, se você tem alguma doença que ocasione baixa saturação, ter um smartwatch pode ser útil.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 21 de março de 2023 04:03