Não é incomum receber relatos de conhecidos e familiares que sofrem diariamente com dezenas de chamadas indesejadas no celular. Geralmente, são ligações curtas de menos de três segundos realizadas por robôs, as famosas “robocalls”.

  • Para confundir as pessoas e os serviços de bloqueio, essas chamadas vêm de diversos números e até de DDDs diferentes, ou seja, fica cada vez mais difícil fugir delas.
  • A Anatel já implementou ações de combate ao problema e afirma que as empresas que utilizam esse formato de ligações curtas estão praticando spam e telemarketing abuso.
  • Para ter uma ideia, apenas entre 15 e 21 de janeiro deste ano, a agência registrou 2,47 bilhões de chamadas com menos de três segundos.
  • O resultado representa uma fatia de 51% do total de 4,83 bilhões de ligações realizadas em todo o Brasil no mesmo período.

Vale lembrar que a Anatel lançou em junho de 2022 uma medida para tentar conter o crescimento da prática no país. Ficou estabelecido, por exemplo, que empresas que fazem mais de 100 mil chamadas de três segundos por dia podem ter seus serviços bloqueado por 15 dias.

publicidade

Leia mais:

O que fazer para barrar chamadas

Para parar, ou pelo menos diminuir, o número de chamadas indesejadas, uma recomendação é cadastrar a sua linha no “Não me Perturbe”. O serviço é gratuito e já mostramos como o processo funciona.

publicidade

Outra dica é anotar os números que estão te ligando para registrar reclamações na Anatel, no Procon ou até na hora de acionar a justiça, caso seja necessário. Em fevereiro, a agência também lançou o “Qual Empresa Me Ligou?”, um serviço que identifica quem são os donos dos números que estão te ligando. Confira mais detalhes sobre como o serviço funciona.

Imagem principal: Brian A Jackson/Shutterstock

publicidade

Com informações do Uol

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!