Você está cansado de receber ligações de telemarketing? Então, precisa conhecer o Não Me Perturbe. Originalmente, o serviço funcionava por um site criado em 2019 – que chegou a cadastrar 11 milhões de brasileiros até 2022. Agora, você pode acessar a plataforma também por um aplicativo, lançado em 2023.
Nesta matéria, você vai descobrir o que é o Não Me Perturbe, como funciona a plataforma e como cadastrar seu número para não receber mais chamadas telefônicas indesejadas.
Tudo o que você vai encontrar:
O que é o serviço de bloqueio de chamadas?
A ferramenta foi criada em 2019 com o apoio da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para conter a prática de assédio comercial, que ocorre especialmente por ofertas insistentes de bancos e empresas.
Com este serviço gratuito, você bloqueia ligações de empresas prestadoras de serviços de telecomunicações – isto é, telefone fixo ou móvel, TV por assinatura e internet – e de instituições financeiras que ofereçam empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado.
Segundo as regras do programa, quem descumprir o bloqueio, ou seja, continuar tentando contactar o consumidor, pode receber advertências e até multas pesadas, que podem chegar a R$ 50 milhões.
Para bloquear ligações de telemarketing, basta cadastrar o número de seu telefone celular no site ou app como ensinaremos abaixo.
Leia também:
- Como bloquear sites pelo PC e celular
- Como bloquear chamadas do 0303, novo prefixo de telemarketing
- Anatel lança portal que promete acabar com chamadas indesejadas; veja como funciona
Empresas participantes
Telecomunicações
Existem sete empresas que fazem parte da iniciativa:
- Algar Telecom;
- Claro;
- Oi;
- Tim;
- Sercomtel;
- Sky;
- Vivo.
Bancos e instituições financeiras
Existem mais de 30 empresas que oferecem empréstimos consignados e cartões de crédito consignados que participam da plataforma:
- Agibank
- Banco Alfa e Alfa Financeira
- Banco do Brasil
- Banco BMG
- Banco Daycoval
- Banco Inter
- Banco Master
- Banco Pan
- Banpará
- Banrisul
- Bradesco e Bradesco Financiamentos
- BRB Banco de Brasília
- BV
- C6 Consig
- Caixa
- CETELEM
- CCB – China Construction Bank
- CCB – Brasil Financeira
- Digio
- Facta financeira
- Itaú e Itaú Correspondente Consignado
- Mercantil do Brasil e Mercantil do Brasil Financeira
- Paranábanco
- Safra
- Santander
- Sicoob
- Sicredi
- Zema Financeira
Não me perturbe: como se cadastrar
Pelo celular
Tempo necessário: 3 minutos
- Acesse o app Não me perturbe (Android ou iOS) e toque em “Quero me cadastrar”.
- Na próxima janela, insira seu nome, sobrenome e o documento CPF.
- Agora, informe seu e-mail e toque em “Prosseguir”. Depois, crie uma senha e, novamente, selecione “Prosseguir”.
- Com sua conta criada, clique em “Novo bloqueio” para adicionar o número que deseja proteger de ligações indesejadas.
- Informe seu número de telefone com o DDD e selecione as empresas das quais deseja bloquear as ligações. Em seguida, clique em “Enviar”.
- Confirme o cadastro do celular no Não me perturbe. Na sequência, insira o código de verificação com seis dígitos enviado pelo SMS e toque em “Enviar”.
Pronto! O bloqueio ocorrerá em até 30 dias corridos a partir da data de solicitação.
Pelo computador
- Acesse a página e clique em “Cadastrar”:
- Preencha o formulário com seu nome, sobrenome e CPF. Toque em “Prosseguir”;
- Informe seu e-mail e clique em “Prosseguir”;
- Crie uma senha, marque a caixa “Não sou um robô” e clique em “Enviar”;
- Ao receber o e-mail, confirme o seu cadastro clicando em “Validar e-mail” e “Prosseguir” na página seguinte;
- De volta ao site do “Não me Perturbe”, faça o login com as suas credenciais.
- Na próxima tela, clique em “Novo bloqueio” na lateral superior direita:
- Em seguida, preencha seu telefone e marque as empresas que não deseja mais receber chamadas (se preferir, clique em ‘Todas abaixo’ para marcar todas disponíveis). Confirme a solicitação marcando a opção “Não sou um robô” e depois clicando em “Enviar”.
- Clique em “OK” na caixa de mensagem que aparece no seu navegador, digite o código enviado por SMS e clique em “Enviar”:
Pronto! Por fim, se desejar, o sistema permite imprimir o seu comprovante de solicitação de bloqueio. Após ter realizado o cadastro, é previsto um prazo de até 30 dias para que as prestadoras selecionadas deixem de realizar ligações ao seu número.
Caso continue recebendo ligações após o prazo determinado pelo site, você pode formalizar uma reclamação através da opção “Reclamação” na página inicial do serviço.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!.