Você está cansado de receber ligações de telemarketing? Então, precisa conhecer o Não Me Perturbe. Originalmente, o serviço funcionava por um site criado em 2019 – que chegou a cadastrar 11 milhões de brasileiros até 2022. Agora, você pode acessar a plataforma também por um aplicativo, lançado em 2023.

Nesta matéria, você vai descobrir o que é o Não Me Perturbe, como funciona a plataforma e como cadastrar seu número para não receber mais chamadas telefônicas indesejadas.

O que é o serviço de bloqueio de chamadas?

A ferramenta foi criada em 2019 com o apoio da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para conter a prática de assédio comercial, que ocorre especialmente por ofertas insistentes de bancos e empresas.

Com este serviço gratuito, você bloqueia ligações de empresas prestadoras de serviços de telecomunicações – isto é, telefone fixo ou móvel, TV por assinatura e internet – e de instituições financeiras que ofereçam empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado.

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Como bloquear ligações de telemarketing
Não me perturbe é um serviço gratuito para bloquear ligações de telemarketing de prestadoras de serviços de telecomunicação e instituições financeiras. Imagem: DC Studio / Shutterstock

Segundo as regras do programa, quem descumprir o bloqueio, ou seja, continuar tentando contactar o consumidor, pode receber advertências e até multas pesadas, que podem chegar a R$ 50 milhões.

Para bloquear ligações de telemarketing, basta cadastrar o número de seu telefone celular no site ou app como ensinaremos abaixo.

Leia também:

Empresas participantes

Telecomunicações

Existem sete empresas que fazem parte da iniciativa:

  • Algar Telecom;
  • Claro;
  • Oi;
  • Tim;
  • Sercomtel;
  • Sky;
  • Vivo.

Bancos e instituições financeiras

Existem mais de 30 empresas que oferecem empréstimos consignados e cartões de crédito consignados que participam da plataforma:

  • Agibank
  • Banco Alfa e Alfa Financeira
  • Banco do Brasil
  • Banco BMG
  • Banco Daycoval
  • Banco Inter
  • Banco Master
  • Banco Pan
  • Banpará
  • Banrisul
  • Bradesco e Bradesco Financiamentos
  • BRB Banco de Brasília
  • BV
  • C6 Consig
  • Caixa
  • CETELEM
  • CCB – China Construction Bank
  • CCB – Brasil Financeira
  • Digio
  • Facta financeira
  • Itaú e Itaú Correspondente Consignado
  • Mercantil do Brasil e Mercantil do Brasil Financeira
  • Paranábanco
  • Safra
  • Santander
  • Sicoob
  • Sicredi
  • Zema Financeira

Não me perturbe: como se cadastrar

Pelo celular

Tempo necessário: 3 minutos.

  1. Acesse o app Não me perturbe (Android ou iOS) e toque em “Quero me cadastrar”.

    Cadastrar número para bloquear - Passo 1

  2. Na próxima janela, insira seu nome, sobrenome e o documento CPF.

    Cadastrar número para bloquear - Passo 2

  3. Agora, informe seu e-mail e toque em “Prosseguir”. Depois, crie uma senha e, novamente, selecione “Prosseguir”.

    Cadastrar número para bloquear - Passo 3

  4. Com sua conta criada, clique em “Novo bloqueio” para adicionar o número que deseja proteger de ligações indesejadas.

    Cadastrar número para bloquear - Passo 4

  5. Informe seu número de telefone com o DDD e selecione as empresas das quais deseja bloquear as ligações. Em seguida, clique em “Enviar”.

    Cadastrar número para bloquear - Passo 5

  6. Confirme o cadastro do celular no Não me perturbe. Na sequência, insira o código de verificação com seis dígitos enviado pelo SMS e toque em “Enviar”.

    Pronto! O bloqueio ocorrerá em até 30 dias corridos a partir da data de solicitação.Cadastrar número para bloquear - Passo 6

Pelo computador

  1. Acesse a página e clique em “Cadastrar”:
Bloquear ligações - Passo 1
  1. Preencha o formulário com seu nome, sobrenome e CPF. Toque em “Prosseguir”;
  2. Informe seu e-mail e clique em “Prosseguir”;
  3. Crie uma senha, marque a caixa “Não sou um robô” e clique em “Enviar”;
  4. Ao receber o e-mail, confirme o seu cadastro clicando em “Validar e-mail” e “Prosseguir” na página seguinte;
  5. De volta ao site do “Não me Perturbe”, faça o login com as suas credenciais.
  6. Na próxima tela, clique em “Novo bloqueio” na lateral superior direita:
Bloquear ligações - Passo 2
  1. Em seguida, preencha seu telefone e marque as empresas que não deseja mais receber chamadas (se preferir, clique em ‘Todas abaixo’ para marcar todas disponíveis). Confirme a solicitação marcando a opção “Não sou um robô” e depois clicando em “Enviar”. 
  1. Clique em “OK” na caixa de mensagem que aparece no seu navegador, digite o código enviado por SMS e clique em “Enviar”:

Pronto! Por fim, se desejar, o sistema permite imprimir o seu comprovante de solicitação de bloqueio. Após ter realizado o cadastro, é previsto um prazo de até 30 dias para que as prestadoras selecionadas deixem de realizar ligações ao seu número. 

Caso continue recebendo ligações após o prazo determinado pelo site, você pode formalizar uma reclamação através da opção “Reclamação” na página inicial do serviço.

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