Tela AMOLED é um tipo de display OLED com matriz ativa – isto é, com transistores aplicados no painel considerando cada pixel. Daí o nome da tecnologia, sigla em inglês para Matriz Ativa de Diodo Orgânico Emissor de Luz.

Na prática, esse tipo de tela – usada em celulares, TVs, notebooks e até smartwatches – suporta taxas de atualizaçao altas, além de entregar cores vívidas e preto profundo. A seguir, o Olhar Digital te explica o que AMOLED significa e como essa tecnologia funciona.

publicidade

Leia mais:

O que significa AMOLED

TV com tela AMOLED em cima de rack
Modelos mais recentes de TVs têm tela AMOLED (Imagem: Trusted Reviews / Montagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Em inglês, significa Active Matrix Organic Light Emitting Diode. Já em português, como citado no começo deste texto, significa: Matriz Ativa de Diodo Orgânico Emissor de Luz. Ou seja, é uma variação do OLED. E a principal diferença é o tipo de matriz – no primeiro, é passiva; enquanto no segundo, é ativa.

publicidade

Na prática, é assim: telas OLED são orientadas com esquema de transistores em linhas e colunas (o que limita resolução e qualidade de imagem); já nas AMOLED, os transistores são aplicados no painel pixel a pixel, conforme explicado no começo deste texto.

No mercado, você encontra esse tipo de tela, principalmente, em aparelhos da linha Galaxy, da Samsung. Em relação às TVs, os modelos recentes também costumam ser AMOLED, mas algumas empresas não usam essa nomenclatura. Na caixa e nos adesivos, aparece só OLED.

publicidade

Como tela AMOLED funciona

Parte da frente de um painel AMOLED
Parte da frente de um painel AMOLED (Imagem: Jan Helebrant/Wikimedia Commons)

Para começar, a tecnologia AMOLED acrescenta ao painel OLED uma camada de TFT (Transistores de Película Fina). Lembra da matriz ativa? Então, é essa camada a responsável por controlar cada um dos pixels. Assim, ela determina quais devem ser ligados ou desligados.

Por isso, a estrutura da tela AMOLED é assim: camada protetora, cátodo (elétrodo onde se reduz espécie química), OLED, ânodo (elétrodo onde se oxida espécie química), TFT e substrato/vidro.

publicidade

Quando você liga uma tela AMOLED, a energização aplica tensão entre cátodo e ânodo, para estimular diodos no OLED. Assim, os pixels ativados geram luz, o que, por sua vez, gera a imagem na tela. E o TFT é a parte responsável por controlar a corrente para cada pixel.

Vantagens e desvantagens

Três modelos de Galaxy Note 10, da Samsung
Entre dispositivos móveis, você encontra tela AMOLED no Galaxy Note 10, da Samsung (Imagem: Wikimedia Commons / Montagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Entre as vantagens da tela AMOLED (além das citadas no começo deste texto) estão: consumo menor de energia (por desligar pixels em áreas escuras), ângulo de visão maior (porque seus pixels emitem luz em todas as direções e espessura mais fina (por não precisarem do backlight, aquela camada de luz de fundo).

Já entre as desvantagens, dá para citar: durabilidade menor (porque usa materiais orgânicos), brilho limitado (fabricantes limitam para diminuir o desgaste da camada orgânica) e custo maior de fabricação (pela complexidade da produção).

Fontes: ELGScreen e Infowester

Imagem de destaque: Wikimedia Commons / montagem: Pedro Spadoni – Olhar Digital

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!