O governo da Rússia mandou autoridades pararem de usar iPhones. A instrução foi para envolvidos nos preparativos para eleição presidencial de 2024 no país. O que a motivou foram preocupações de que os celulares da Apple sejam vulneráveis ​​às agências de inteligência ocidentais, informou o jornal Kommersant.

Num seminário organizado pelo governo russo para autoridades envolvidas na política, Sergei Kiriyenko, primeiro vice-chefe da administração presidencial, disse às autoridades que trocassem seus telefones até 1º de abril, publicou o Kommersant, citando fontes não identificadas.

Leia mais:

‘Acabou para o iPhone’

iPhone 14 Pro Max em frente a bandeira da Rússia
Governo russo mandou autoridades envolvidas com política doméstica pararem de usar iPhone (Imagem: Reprodução/Pplware)

O jornal Kommersant publicou trechos da reunião do governo russo. Entre eles, estava:

publicidade

Acabou para o iPhone: jogue fora ou dê para as crianças. Todo mundo terá que fazer isso em março.

jornal Kommersant, citando um dos participantes da reunião do governo russo

Quando questionado sobre o assunto na segunda-feira (20), o porta-voz do governo, Dmitry Peskov, disse não poder confirmar o relatório.

Smartphones não devem ser usados ​​para negócios oficiais. Qualquer smartphone tem mecanismos bastante transparentes, independentemente do sistema operacional – Android ou iOS. Por isso, não são usados ​​para fins oficiais.

Dmitry Peskov, porta-voz do governo da Rússia

A Apple não tinha se pronunciado sobre o assunto até a publicação desta nota.

E agora?

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, usando celular ladeado de funcionários do governo
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, diz não ter celular (Imagem: Mikhail Svetlov/Getty Images)

O governo russo pode fornecer outros aparelhos, com sistemas operacionais diferentes, para substituir os iPhones, segundo o jornal Kommersant. A ordem para parar de usar os celulares da Apple foi direcionada aos envolvidos na política doméstica, pela qual Kiriyenko é responsável.

O presidente Vladimir Putin sempre disse não ter celular, embora Peskov tenha dito que Putin usa a internet de tempos em tempos.

Pouco depois da Rússia enviar suas tropas para a Ucrânia, no começo de 2022, espiões dos EUA e da Grã-Bretanha reivindicaram um furo de reportagem ao revelarem as intenções de Putin de invadir o país vizinho. Até hoje, não está claro como os espiões obtiveram essas informações.

Com informações da Reuters

Imagem de destaque: Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!