A Roscosmos, da Rússia, se originou a partir do programa espacial soviético, concorrente da NASA durante a Corrida Espacial que durou entre 1955 e 1975. A agência já realizou diversas missões espaciais e construiu um legado impressionante, mas que agora, parece estar desmoronando sobre ele.

Os dias de glória da agência espacial russa parecem estar chegando ao fim à medida que sua nave espacial Soyuz vem falhando sucessivamente. A espaçonave era vista como um transporte efetivo e seguro que levava tanto astronautas da NASA quanto cosmonautas russo para a Estação Espacial Internacional (ISS). Mas a ocorrência de problemas que poderiam ter sido fatais levantam preocupações sobre o programa espacial da Rússia.

publicidade

Leia mais:

Problemas com a Soyuz

Nos últimos 4 meses a espaçonave da Roscosmos enfrentou problemas duas vezes. A primeira foi em dezembro de 2022, quando uma Soyuz que estava acoplada à ISS começou a vazar seu gás refrigerador. A ocorrência elevou as temperaturas do compartimento a níveis inseguros e no fim acabou sendo associada à colisão de um micrometeorito. 

publicidade

Em fevereiro, outro incidente com o sistema de refrigeração de um foguete Soyuz fez com que uma nave perdesse sua pressurização. Mais um vez um micrometeorito teria atingido o lançador e acarretado no vazamento do refrigerador de um cargueiro Roscosmos Progress.

Apesar de que nenhum dos incidentes tenha deixado feridos, as falhas da Soyuz deixou dois russos e um americano presos na ISS. Isso porque eles voltariam para a Terra a bordo da espaçonave, mas o vazamento impediu que ela estivesse em boas condições para retornar.  Os tripulantes ficaram por lá até que outra Soyuz chegou à Estação Espacial, no final de fevereiro.

publicidade

Segundo Anatoly Zak, criador do RussianSpaceWeb, dois meteoritos atingirem espaçonaves russas em menos de três meses de diferença um do outro parece muito improvável ou muita coincidência. De acordo com ele, as chances de isso acontecer são muito próximas a zero, ainda mais quando ambas afetaram os sistemas de resfriamento.

Dívidas das Roscosmos

Além disso, em 2018, já havia sido observado vazamento em uma das paredes do compartimento da Soyuz e que poderia estar presente antes mesmo do lançamento dela. Com essas sucessivas falhas e o crescimento da Crew, da SpaceX, a Roscosmos pode perder sua utilidade para a pesquisas da NASA na ISS.

publicidade

Mas não são só problemas no espaço que a agência espacial russa vem enfrentando. Na última semana, o Cazaquistão impediu que lançamentos russo acontecessem no Cosmódromo de Baikonur. As missões espaciais tripuladas da Rússia, partem da base e aparentemente a Roscosmos possui dívidas substanciais com o governo cazaque, pelo uso do espaçoporto.

As missões em estações espaciais realizadas pela Roscosmos aparentemente também já estão com data marcada para acabar. A ISS será encerrada em 2030 e até agora a Rússia não possui ou não participa de nenhum outro projeto de estações de pesquisa no espaço.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!