Microsoft: Xbox poderá ganhar uma loja de jogos virtuais em 2024

Por Alisson Santos, editado por Bruno Capozzi 22/03/2023 15h49
xbox-logo-microsoft-store-loja-jogos-mobile-activision-blizzard-google-apple-cma
Imagem: Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft está trabalhando em um projeto para lançar uma loja Xbox para iOS e Android no próximo ano. Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da empresa, afirma que será necessário que os reguladores aprovem a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, por 68,7 bilhões de dólares.

Leia também:

Queremos estar em posição de oferecer ao Xbox conteúdos nossos e de nossos parceiros terceirizados em qualquer tela onde alguém queira jogar […] Hoje, não podemos fazer isso em dispositivos móveis, mas queremos seguir em direção a um mundo que achamos que virá onde esses dispositivos serão abertos.

Phil Spencer.

A tentativa da Microsoft em comprar a Activision Blizzard segue com grandes impedimentos, como a queixa e tentativa de bloqueio da aquisição por parte da Comissão Federal de Comércio. Além dela, As Autoridades de Concorrência do Reino Unido afirma que essa fusão poderia acarretar uma “diminuição substancial da concorrência em consoles de jogos” e “poderia prejudicar os jogadores do Reino Unido”.

  • O projeto foi revelado pela Microsoft através de documentos apresentados à Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) em 2022;
  • Nesse documento, a empresa não deu detalhes sobre a loja virtual, só destacou a importância da parceria com a Activision Blizzard para o desenvolvimento do plano.
  • “A Lei dos Mercados Digitais que está chegando. Esses são os tipos de coisas que estamos planejando”, disse Spencer.

As Leis de Mercados e Serviços Digitais foram aprovadas na União Europeia no ano passado e servem para controlar as condições de jogos propostas pelas empresas de tecnologia. Através delas, as principais plataformas reconhecidas como Gatekeepers terão que compatibilizar seus dispositivos com as lojas de aplicativos de concorrentes.

Um relatório apontou que a Apple já está trabalhando para tornar o iOS compatível. A nova legislação traz um prazo de adaptação, que se encerra em março de 2024.

Com informações de Engadget

Imagem destacada: Divulgação/Microsoft

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.