Uma das alternativas para economizar espaço do sistema ou corrigir o carregamento de um site é realizar a limpeza de cache no navegador. O problema é que o caminho mais fácil para o processo envolve a exclusão de dados de todas as páginas de web, o que pode desapontar usuários que queiram saber como limpar o cache de um único site.

O cache nada mais é do que a memória temporária de um browser. Este banco é responsável por armazenar dados, imagens, áudios e outros arquivos presentes na página de web, o que agiliza um novo carregamento de um site já visitado, por exemplo.

No entanto, sites utilizados com certa frequência costumam lotar os caches com dados e informações. Isso pode culminar em travamentos e interrupções, além de ocupar um espaço considerável na memória do dispositivo.

O processo de limpeza é relativamente simples, mas os caminhos mais práticos excluem o cache de forma abrangente. Ao fazer isso, os navegadores geralmente encerram a navegação dos sites, o que pode interromper as atividades em uso em outras abas.

publicidade

Por conta disso, é importante saber como limpar o cache de uma única página de web específica. Abaixo seguem maneiras de realizar o processo, seja no navegador Google Chrome ou no Microsoft Edge.

Como limpar o cache de um site específico no Chrome

Para começar o processo, abra o seu navegador e entre no site que deseja excluir o cache. Em caso de uso de outras abas, certifique-se de realizar o processo com a aba da página de web escolhida aberta.

Clique no menu de três pontos do Chrome, vá em “Mais ferramentas” e escolha a opção “Ferramentas do desenvolvedor”.

Como limpar o cache de um site específico no Google Chrome

Encontre a seção “Application”, acesse a aba “Storage” e clique em “Clear site data”.

Executando o processo

Ao fazer isso, todas as informações em cache do site serão excluídas imediatamente. Caso esteja logado na página, será necessário fazer o login novamente.

Leia mais:

Como limpar o cache de um site específico no Edge

O processo de como limpar o cache de uma página específica no Microsoft Edge é bem semelhante com o passo a passo usado no Chrome.

Abra o site desejado, acesse o menu de três pontos, localizado no canto superior direito do browser, vá em “Mais ferramentas” e acesse “Ferramentas de desenvolvedor”.

Como limpar o cache de uma página de web específica no Microsoft Edge

Entre na aba “Aplicativo”, acesse a seção “Armazenamento” e clique em “Limpar dados do site”.

Finalizando o processo

Pronto! O comando esvaziará o cache para que o banco receba novos dados da página de web.

Importante lembrar que não há como limpar o cache de um site específico no Mozilla Firefox. O navegador oferece apenas a exclusão abrangente, ou seja, a limpeza de cache de todos os sites visitados, cujo tutorial pode ser acessado por meio deste link.