Nesta quarta-feira (22), a Amazon, pressionada por seus funcionários no Reino Unido, anunciou um pequeno aumento salarial. O salário mínimo por hora para trabalhadores acima de 23 anos é de £10,42; com o reajuste, os funcionários dos armazéns britânicos receberão £11.

Leia mais:

publicidade

Aumento salarial da Amazon

O aumento salarial foi comunicado pela varejista após greves e cobranças dos funcionários, que pediam salários mais altos e se queixavam das condições de trabalho. Os profissionais pediam menos horas de serviço e o fim de “práticas administrativas autoritárias”.

  • No comunicado emitido pela Amazon, a empresa afirma que o novo pagamento será implementado neste fim de semana.
  • O valor representa um aumento de 10% do salário nos últimos sete meses. O novo montante supera por pouco o salário mínimo do Reino Unido, que será colocado em prática a partir de abril.
  • A empresa também afirma trabalhar para “oferecer grandes benefícios, ambiente de trabalho positivo e excelentes oportunidades de carreira”.

Histórico de salários e greve de funcionários na Amazon

  • A Amazon, que tem mais de 30 armazéns espalhados pelo Reino Unido, diz que o aumento salarial é de 37% desde 2018.
  • A empresa já havia aumentado o salário em 50 centavos de libra por hora em agosto de 2022, e pagou £ 500 por funcionário no Natal, incluindo trabalhadores sazonais e de meio período.
  • O último reajuste foi mais baixo do que o esperado pelos funcionários alocados no centro de distribuição e logístico de Conventry, no Reino Unido.
  • Os trabalhadores do armazém entraram em greve por oito dias desde janeiro, sendo cinco dias na semana passada.

Reação dos funcionários da Amazon

Os funcionários da rede varejista em Coventry foram os primeiros a entrarem em greve em janeiro. Eles não ficaram satisfeitos com o novo valor anunciado e o consideraram um insulto.

publicidade

Ninguém acredita que os 50 centavos extras por hora que ganhamos em Coventry sejam remotamente suficientes para sobreviver. Sabemos que valemos mais e é por isso que intensificaremos a ação e apelaremos aos trabalhadores de outros sites da Amazon para se juntarem a nós nas greves.

Darren Westwood, funcionário da Amazon no armazém de Coventry

O sindicato GMB, o equivalente ao sindicato dos trabalhadores no Reino Unido, já soma mais de 500 colaboradores em Coventry. Segundo uma das organizadoras sênior da união Amanda Gearing, que apoiou os funcionários da Amazon nas primeiras greves, uma nova resposta virá.

Estamos ouvindo os trabalhadores da Amazon e a mensagem é muito clara: essa novo taxa de pagamento é um insulto. Portanto, em resposta, consultaremos nos próximos dias e anunciaremos uma nova onda de ação.

Amanda Gearing

Outras empresas varejistas

Supermercados e outras companhias de varejo já aumentaram seus salários para acima de £ 11 por hora, no contexto de uma batalha por melhores pagamentos no Reino Unido como um todo.

publicidade

Na semana passada, a Aldi, empresa de supermercados, anunciou o quarto reajuste em cerca de um ano, com um novo salário de £ 11,40 por hora a partir de julho. Outras companhias do ramo devem seguir a tendência.

Em contrapartida, a Amazon apresenta sinais de desaceleração, com plano de fechar três armazéns no Reino Unido e sete pontos de entrega, afetando mais de 1.300 empregos. Além disso, o grupo varejista online anunciou o corte de 27 mil posições em diversas áreas do negócio.

publicidade

Com informações de The Guardian

Imagem: William Potter / Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!