Há pouco mais de uma semana, a Axiom Space revelou os trajes que os astronautas da NASA vão usar nas missões Artemis à Lua. A vestimenta, que recebeu o nome de AxEMU (sigla para Unidade de Mobilidade Extraveicular Axiom), se baseia nos trajes xEMU, desenvolvidos pela própria agência. Neste link, você conhece todos os detalhes da roupa.

lua
O traje espacial AxEMU, desenvolvido pela Axiom Space para as missões lunares do Programa Artemis, da NASA. Imagem: Axiom Space

Na ocasião da revelação, o protótipo foi apresentado em azul, preto e laranja, contendo o logotipo da Axiom. Esse design chamou bastante atenção, ecoando o brilho escuro e elegante da Starship, da SpaceX, e lembrando os trajes espaciais de alguns filmes de ficção científica.

publicidade

No entanto, não é bem dessa forma que eles serão confeccionados para a NASA: quando os astronautas das missões Artemis saírem pisarem na superfície lunar, mais de 50 anos depois que a humanidade esteve por lá pela última vez, eles estarão vestindo uma versão em branco desse uniforme.

Isso porque, segundo o site Business Insider, não é aconselhável vestir preto na Lua. 

publicidade

Leia mais:

Por que os trajes espaciais usados na Lua devem ser brancos

Não é à toa que os uniformes dos astronautas do Programa Apollo, que levou 12 homens à Lua entre 1969 e 1972, eram brancos.

publicidade

Em um ambiente hostil, sem atmosfera para protegê-lo da radiação solar, o gerenciamento de temperatura é fundamental para a sobrevivência. Sendo assim, os trajes espaciais precisam ser reflexivos e bem isolados para manter os astronautas frescos no brilho não filtrado do Sol.

A verdadeira aparência real do traje espacial da Axiom para a primeira missão Artemis tripulada e com pouso permanece um mistério. “A versão branca será fornecida diretamente à NASA”, disse a porta-voz da empresa, Meridyth Moore. “Estamos fornecendo uma frota de trajes espaciais de treinamento para serem entregues à agência até o fim de agosto”.

publicidade

Ela disse que nem a NASA nem a Axiom têm uma data definida para apresentar os trajes oficiais ao público.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!