A Baidu divulgou nesta segunda-feira (27) mais detalhes sobre o seu chatbot, o Ernie Bot. Na demonstração, a IA aparece resumindo demonstrações financeiras e produzindo apresentações de slides, por exemplo.

Leia mais:

publicidade

Conforme relata a Reuters, o mecanismo de busca chinês realizou uma reunião fechada demonstrando o produto para empresas interessadas.

  • Na apresentação, o Ernie apareceu produzindo roteiros de viagem.
  • Mais empresas poderão se inscrever para testar a versão focada no setor a partir de 31 de março, enquanto a versão regular do aplicativo permanece aberta para teste para usuários selecionados.
  • De acordo com a Baidu, mais de 120 mil empresas se inscreveram para testar o chatbot;
  • Os testes realizados pela agência de notícias, descrevem o chatbot como uma versão com bom domínio da língua chinesa, porém com alguns erros e evitando responder perguntas políticas.

Inicialmente, a companhia havia divulgado que a transmissão seria pública, porém ficou restrita a uma reunião particular, devido a “forte demanda” das centenas de milhares de empresas que se inscreveram para testar o bot.

publicidade

O lançamento do Ernie Bot

O lançamento do Ernie Bot não foi nada fácil para a Baidu. Durante o evento no dia 16 de março, o chatbot deixou a desejar por sua apresentação não ser realizada ao vivo, mas por meio de um vídeo em que o fundador da empresa, Robin Li, narrava as perguntas que tinham sido feitas e mostrava as respostas geradas.

Ernie Bot se recusa a responder perguntas sobre presidente da China

Testes realizados pela agência de notícias Reuters mostraram que o Ernie Bot, chatbot do Baidu, se recusou a responder algumas perguntas.

publicidade

Ernie Bot: “Como um modelo de linguagem de IA, ainda não aprendi como responder a esta pergunta. Você pode me fazer algumas outras perguntas e tentarei ajudá-lo”.

ChatGPT: “Pelo que sei, em setembro de 2021, o presidente Xi Jinping introduziu várias políticas destinadas a impulsionar o desenvolvimento econômico da China”.

publicidade

Quando o veículo insistia em assuntos relacionados à China, o Ernie Bot sugeria que mudasse de assunto: “Vamos mudar de assunto e começar de novo”.

Com informações de Reuters.

Imagem: Poetra.RH/ Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!