A Microsoft lançou no último final de semana uma atualização crítica que corrige um bug chamado “aCropalypse”. A falha afetava os aplicativos nativos do Windows 11 e 10 usados para capturar imagens da tela do PC.

O que você precisa saber sobre o problema

publicidade
  • A falha foi descoberta na última terça-feira (21) por um engenheiro de software.
  • Chris Blume notou que o aplicativo de captura de tela não estava sobrescrevendo corretamente dados de imagens cortadas no formato PNG e JPEG, deixando “rastros” da captura de tela original.
  • Apesar de não afetar todos os arquivos, a preocupação é que um invasor com acesso às imagens possa usar um script para recuperar informações ocultas, como dados confidenciais ou segredos comerciais, por exemplo, usando essas informações mais tarde para chantagem ou espionagem. 

O novo patch da Microsof, apesar de resolver o problema, não protege imagens criadas antes da atualização, portanto, é bom ficar atento antes de compartilhar imagens com dados importantes (mesmo que estejam ocultos).

A correção já vinha sendo testada pela Microsoft desde a última semana, reportou o Bleeping Computer. No noite de sexta-feira (24), os primeiros usuários começaram a receber a atualização para as ferramentas de “Captura e Esboço” e “Ferramenta de Captura”.

publicidade

Leia mais:

Como resolver o problema

A empresa recomenda que todos instalem o update nas suas máquinas. Quem ainda não recebeu a correção automaticamente, pode atualizar os aplicativos afetados pela Microsoft Store. Basta clicar em “Biblioteca” > e depois em “Obter Atualizações”.

publicidade

Erro atingiu o Android antes do Windows

Vale destacar que o bug não é exclusivo do sistema operacional da Microsoft. Na realidade, o problema foi detectado primeiro em aparelhos da linha Pixel, do Google. A empresa também corrigiu o problema no Android no pacote de segurança de março. Assim como no Windows, a correção protege apenas imagens criadas após a instalação do patch. 

Imagem principal: PixieMe/Shutterstock

publicidade

Via: Engadget

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!