O formato do universo é alvo de muitos estudos (e mistérios), até então, a teoria mais aceita era de que tudo era plano, como uma panqueca, mas agora, uma nova pesquisa aponta que talvez ele possa ser uma enorme rosquinha.

Alguns dos ecos do Big Bang sugerem que talvez ele possua uma forma mais complicada, e que a planicidade do universo não foi completamente estudada pelos astrônomos.

Quando os pesquisadores apontam que o universo é plano, é usado o conceito da geometria de linhas paralelas à medida que se direcionam para o infinito; como em uma mesa onde as linhas começam paralelas e se mantém dessa forma ao longo do comprimento dela.

Leia mais:

publicidade

Topografia 3D e geometria plana

Na Terra, as linhas de longitude começam paralelas próximas do Equador e se convergem nos polos, o que faz com que ela não seja plana. Esse modelo tridimensional pode também de certa forma ser aplicado ao universo.

A luz liberada quando o universo tinha apenas 380 mil anos, a radiação cósmica de fundo (CMB), atualmente está a cerca de 42 bilhões de anos-luz de distância, apresentando pequenas flutuações de temperatura. 

Para definir a planicidade do universo, os astrônomos calcularam o tamanho previsto dessas flutuações em comparação com as observações do espaço. Caso os resultados das observações fossem diferentes do previsto, isso indicaria que os raios de luz começaram planos e mudaram de direção, indicando que o universo poderia ser curvo. Mas essas medições mostraram que o universo realmente é plano.

No entanto, a nova pesquisa sugere que o universo pode ser plano de diferentes formas. Um exemplo é pegar um papel e desenhar linhas paralelas nele, se você o enrolar em cilindro, elas continuam paralelas entre si. Na linguagem matemática, um cilindro é geometricamente plano, mas com uma diferente topografia. A mesma planicidade continua acontecendo se você fechar os dois lados do papel formando um toro, ou o formato de uma rosquinha.

Topografia de toro (Credito: Shutterstock / attaphong)

Na nova pesquisa, foram descobertas 18 diferentes topologias 3D que geometricamente são planas. Em cada uma delas, pelo menos uma das dimensões enrola sobre si mesma ou fazem rotações parciais.

Em um universo que assume uma forma 3D mas que é geometricamente plano, poderíamos ver uma cópia de nós mesmo muito mais jovem. Se o universo tivesse 1 bilhão de anos, os astrônomos poderiam ver uma versão da Via Láctea, há 1 bilhão de anos, e atrás dela, outra versão ainda mais nova, de 2 bilhões de anos atrás, assim por diante.

No caso do universo em forma de rosquinha, poderíamos olhar em duas direções diferentes, para ver essas cópias.

Forma do universo

Em medições anteriores da topologia do universo, os pesquisadores buscaram por duplicatas de galáxias e círculos correspondentes no CMB. Mas elas apontaram que o universo é plano e não possui uma topografia enrolada. 

Apesar disso, a nova pesquisa sugere que essas medições foram feitas de forma limitada, e que o cosmos na verdade se enrola em apenas uma dimensão e não possui uma topologia tão complicada. Além disso, os astrônomos perceberam anomalias na CMB, que poderiam ser explicadas por topografia não plana.

Mesmo que uma topologia com apenas uma dimensão enrolada possa explicar muitas coisas, os pesquisadores oferecem ideias mais sofisticadas, como o acompanhamento desses raios de luz.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!