O Ponto Nemo, está localizado no meio do Oceano Pacifico e é o local mais longe de qualquer continente ou ilha. Por causa disso, ele também é conhecido como Polo de Inacessibilidade do Pacifico. No latim, seu nome significa “ninguém”, o que representa bastante o quão desconhecido é o local.

Ele está localizado a cerca de 1600 quilômetros da Ilha de Ducie, próxima à Polinésia Francesa, da Ilha Moto Nui, ao sul da Ilha de Páscoa, e da Ilha de Maher, na costa da Antártica. 

O Ponto Nemo esta a cerca de 1600 quilômetros de distancia da terra firme (Credito: Divulgação/TIMWI)

No meio do nada

O local é tão distante da terra firme que os humanos mais próximos do Ponto Nemo são os astronautas. Isso porque a Estação Espacial Internacional está a cerca de 446 quilômetros de altitude do planeta, enquanto o lugar habitado mais perto é a 2700 quilômetros de distância.

Por causa do distanciamento com a humanidade, o Ponto Nemo acaba sendo um cemitério de espaçonaves que não são mais utilizadas, assim como satélites e navios de carga. Um dos veículos enterrados no local é a primeira estação espacial, a Mir.

publicidade

O lugar foi descoberto em 1992, pelo engenheiro e pesquisador, Hrvoje Lukatela, usando um software de computador. Em resposta à BBC, ele apontou que a ”localização de três pontos equiláteros é bastante única e não há outros pontos na superfície da Terra que poderiam substituir qualquer um deles”.

Mudanças na localização do Ponto Nemo podem acontecer à medida que ocorra erosão costeira, ou seja realizado uma medição mais precisa, no entanto, essa alteração seria na ordem de metros.

Leia mais:

Monstros e vida no Ponto Nemo

O Ponto Nemo também já foi o local de muitas teorias. Em 1997, oceanógrafos detectaram um barulho vindo do local. O som conhecido como “Bloop” era mais alto que o emitido por uma baleia azul, o que levantou hipóteses de que um grande monstro marinho habitasse o local. Posteriormente a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos explicou que na verdade o som era devido a quebra de icebergs no local.

Além disso, poucos seres vivos vivem no local, de acordo com Steven D’Hondt, oceanógrafo da Universidade de Rhode Island em Narragansett. Isso porque o Ponto Nemo está no meio do Giro do Pacífico Sul, uma imensa corrente marítima com água de temperatura superficial de 5,8 graus Celsius.

A corrente marítima impede que a água fique mais fria e com mais nutrientes adentre a região do Polo de Inacessibilidade do Pacifico. Além disso, por ser uma região isolada, os ventos carregam menos matéria orgânica, o que deixa a área mais estéril a vida. No ponto, é comum encontrar apenas proliferações de bactérias e caranguejos-yeti, que se alimentam desses microrganismos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!