Senhas de aplicativo, verificação de dois fatores, biometria etc. São várias as camadas de segurança com a qual lidamos no manuseio regular de um smartphone. Menos presente no uso rotineiro, o PIN é igualmente importante para proteger o celular, mas eventualmente pode ser esquecido por algumas pessoas. Se é o seu caso, confira a seguir como descobrir o PIN do celular.

Leia também:

O que é o PIN?

Antes de falarmos sobre como descobri-lo, vale explicar brevemente o que é o Personal Identification Number (PIN). Em resumo, trata-se de uma se uma senha que pode bloquear ou desbloquear o SIM card do telefone. Geralmente, é uma sequência de quatro números que está impressa no cartão da operadora que contém o SIM card.

É possível descobrir o PIN do celular no cartão.
Código está presente em cartão onde se destaca o SIM card. Imagem: Raimond Spekking/Creative Commons

A sua utilidade é, justamente, adicionar mais segurança para o aparelho. Por exemplo: é possível ativar a exigência do PIN sempre que o telefone for reiniciado ou no caso de colocar o SIM card em outro smartphone.

publicidade

Assim, é possível inibir a ocorrência de alguns contratempos no caso de roubo do telefone celular, impedindo que pessoas indevidas tenham acesso aos seus contatos ou possam enviar e receber mensagens.

Maneiras de descobrir o PIN

Dado que o PIN vem impresso no local onde se destaca o SIM card, o modo mais fácil de ter acesso ao número é observando esse cartão. Porém, como quase todo mundo descarta esse material, é comum que muita gente não tenha mais acesso a ele. No entanto, isso não é motivo de preocupação imediata.

SIM Card
Muitas pessoas, após destacarem o SIM card, jogam fora o cartão que contém as informações do PIN. Imagem: justyle/Shutterstock

Caso você não tenha modificado o PIN, o mais provável é que a senha seja a numeração padrão que cada operadora tem. A seguir, confira a lista:

  • PIN da Claro: 3636
  • PIN da Oi: 8888
  • PIN da Tim: 1010
  • PIN da Vivo: 8486

Se você já tiver alterado o PIN e não estiver lembrado da senha, ou caso a numeração padrão listada acima não funcione, será necessário entrar em contato com o atendimento da operadora. Porém, é importante destacar que apenas o titular da linha pode requerer o acesso ao código ou modificá-lo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!