Adeus E3 2023! Maior feira de games do mundo é cancelada novamente

A E3, principal feira de videogames do mundo, foi cancelada em 2023 devido à desistência de grandes empresas do setor de participar do evento
Ana Luiza Figueiredo30/03/2023 19h16, atualizada em 30/03/2023 19h26
e3
Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A E3, a principal feira de videogames do mundo, não será realizada novamente em 2023. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 30 de março, pelos organizadores do evento, a ReedPop e a Entertainment Software Association (ESA).

Para quem tem pressa:

  • A E3, principal feira de videogames do mundo, não será realizada em 2023;
  • A feira estava marcada para acontecer de forma presencial em Los Angeles, nos Estados Unidos, entre os dias 13 e 16 de junho deste ano;
  • Grandes empresas do setor de jogos eletrônicos desistiram de participar da feira este ano, optando por eventos online próprios;
  • A E3 2022 também foi cancelada, e as empresas de games cada vez mais se habituaram a criar suas transmissões online para anunciar os lançamentos;
  • A primeira E3 foi realizada em 1995 e se tornou referência como o momento em que a indústria de jogos eletrônicos se reunia para ficar sabendo quais videogames, jogos, periféricos e tecnologias seriam lançados.

Leia mais:

A feira estava marcada para acontecer de forma presencial em Los Angeles, nos Estados Unidos, entre os dias 13 e 16 de junho deste ano. O cancelamento informa que uma edição digital da feira também está descartada. Ainda não há informações sobre a possibilidade do evento retornar em 2024.

A ReedPop e a Entertainment Software Association (ESA) anunciam que tanto a edição digital quanto a física da E3 2023 estão cancelados.

Anúncio de cancelamento da E3, feito no Twitter

O cancelamento acontece após a desistência de grandes empresas do setor de participar da feira este ano, como a Nintendo e Microsoft, que optaram por realizar seus próprios eventos online para apresentar seus novos jogos. A Ubisoft também informou que não participaria da E3 e fará uma transmissão online em vez disso. Já a Sony, estava afastada do evento há alguns anos.

O anúncio da saída da Ubisoft foi um baque forte para a E3, que acabou ficando esvaziada, com nenhuma grande companhia de jogos confirmada oficialmente poucos meses antes do evento.

A E3 2022 também foi cancelada, e as empresas de games cada vez mais se habituaram a criar suas transmissões online para anunciar os lançamentos. Em 2020 e 2021, o evento foi realizado apenas de forma digital, por causa da pandemia da covid-19.

e3
Imagem: logoboom/Shutterstock

A primeira E3 foi realizada em 1995 e se tornou referência como o momento em que a indústria de jogos eletrônicos se reunia para ficar sabendo quais videogames, jogos, periféricos e tecnologias seriam lançadas. Nos estandes das empresas era possível testar os títulos mais aguardados da época.

Existia uma grande expectativa por parte dos fãs de games para o retorno da E3, que estava prevista para acontecer em Los Angeles e também em formato digital. A expectativa ficou ainda mais forte com o anúncio de que a ESA, que tradicionalmente organiza a feira de games, teria parceria da ReedPop, que é responsável por outros eventos de cultura pop ao redor do mundo como a New York Comic Con e a Star Wars Celebration.

O evento estava previsto para acontecer entre os dias 11 e 16 de junho no Los Angeles Convention Center, na Califórnia, EUA.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.